Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Yuko – Long Sleeves Cause Accidents

Sábado, 07.06.14

Lançado pela Unday Records a sete de abril último, Long Sleeves Cause Accidents é o mais recente disco dos belgas Yuko, uma banda que se divide por Ghent e Bruxelas e formada por Kristof (voz, guitarra), Karen (bateria, percussão), Jasper (guitarras) e Thomas (baixo). Long Sleeves Cause Accidents está disponível para audição na aplicação Spotify


A frase Long Sleeves Cause Accidents era usada como forma de aviso durante a II Guerra Mundial quando a mão de obra masculina foi substituida por mulheres nas fábricas, devido à partida de soldados para a linha a frente e um título feliz para um disco que resulta do trabalho árduo de Kristof Deneijs, o grande cérebro dos Yuko, incubado nos novos estúdios da banda e que viu finalmente a luz, três anos após As If We Were Dancing, o antecessor. Long Sleeves Cause Accidents é uma coleção de nove canções com uma sonoridade única e peculiar, paisagens sonoras que do post rock mais barroco à típica pop nórdica, estão impregnadas com uma beleza e uma complexidade tal que merecem ser apreciadas com alguma devoção e fazem-nos sentir vontade, no fim, de carregar novamente no play e voltar ao início.

O baixo de Dive! e a sonoridade orquestral e épica que vai crescendo em seu redor, conduz-nos logo para um lugar umas vezes calmo outras mais agitado, mas certamente distante, que consegue também ser alcançado muito por influência de uma voz que, algures entre Jónsi e Thom Yorke, parece conversar connosco. A melancolia de While You Figure Things Out é comandada por um som de guitarra, que aliado a outras cordas e ao piano, dão um tom fortemente denso e contemplativo à canção e juntamente com os timbres de voz de Casper, consegue trazer a oscilação necessária para transparecer mais sentimentos, fazendo dela mais um momento obrigatório de contemplar em Long Sleeve Cause Accidents. O groove de You Took A Swing At Me faz uma simbiose cuidada entre o jazz e a folk pop melancólica mais negra e introspetiva, com ritmos e batidas feitos com detalhes da eletrónica e que mesmo acompanhado por uma variada secção de metais, não colocam em causa uma faceta algo acústica. de uma canção cheia de otimismo (And I konw, you're not a disaster).

O momento alto do disco chega com First Impression, um dos singles já retirados deste álbum e que impressiona pelo tambor da percussão que, juntamente com o baixo, fazem a canção mudar constantemente de velocidade, preparando o caminho para as guitarras e a definir um rock melódico extasiante, que conta ainda com um baixo insistente e um desempenho fortemente emocional por parte de Casper. A beleza contagiante e a limpidez do dedilhar da guitarra e da voz em Usually You Are Mine, elevam os Yuko à dimensão de mestres da folk acústica, ampliada quando um coro gospel a exalar blues por todos os poros emerge de um sono profundo e converte-se num portento de sensibilidade e optimismo, a transbordar de amor, o mesmo amor sincero e às vezes sofrido que alimenta as distorções das guitarras, o ênfase da bateria e os lamentos do indie rock alternativo que cobre Justine Part 1.

Até ao fim impressiona ainda o post rock de She Keeps Me Thin, mas o que importa salientar mesmo é o constante sobreposição de texturas, sopros e composições jazzísticas contemplativas, uma paisagem imensa e ilimitada de possibilidades, um refúgio bucólico dentro da amálgama sonora que sustenta a música atual. Long Sleeves Cause Accidents é um disco que tem como maiores trunfos uma escrita maravilhosa e os sublimes arranjos orquestrais que o sustentam e quando o disco chega ao fim ficamos com a sensação que acabou-nos de passar pelos ouvidos algo muito bonito, denso e profundo e que, por tudo isso, deixou marcas muito positivas e sintomas claros de algum deslumbramento perante a obra. Espero que aprecies a sugestão... 

Yuko - Long Sleeves Cause Accidents

01. Dive!

02. While You Figure Things Out
03. You Took A Swing At Me
04. First Impression
05. Usually You Are Mine
06. Justine Part 1
07. The Idealist
08. She Keeps Me Thin
09. A Couple Of Months On The Couch

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 18:36






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.