Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Wye Oak – No Horizon EP

Terça-feira, 20.10.20

Foi há já algumas semanas que os infatigáveis Wye Oak nos ofereceram No Horizon, um novo EP desta dupla de Baltimore formada por Jenn Wasner e Andy Stack. Mestres da folk e do indie rock, mas com um cardápio sonoramente cada vez mais eclético, suportado por uma sólida carreira de pouco mais de uma década cujos maiores trunfos são a belíssima voz de Jenn e o magnífico trabalho instrumental de Andy, os Wye Oak têm solidificado, nas suas últimas propostas discográficas, nomeadamente o disco de dois mil e dezoito,The Louder I Call, The Faster It Runs, uma opção clara por sonoridades mais contemporâneas e direcionadas, essencialmente, para cruzamentos entre a pop e a eletrónica. Assim, fiéis à natureza maleável da banda, os Wye Oak convidaram o Brooklyn Youth Chorus, um coro gigantesco que empresta uma dose de grandiosidade instantânea a tudo aquilo em que mexe e criaram, todos juntos, um alinhamento de cinco temas exemplarmente ornamentados e imponentes e meticulosamente traçados de modo a oferecer ao ouvinte o máximo impacto orquestral possível.

WYE OAK share second track from 'No Horizon EP' - Werkre

No Horizon é, do princípio ao fim, sobre a linguagem e o poder de comunicar. É um alinhamento de assumido confronto com a autoridade politica vigente no país de origem da dupla, que pensa ter a capacidade de minimizar a nossa existência e remover as palavras que usamos. No entanto, os Wye Oak consideram que a linguagem é um poder maior do que  aqueles que a tentam controlar e que somos muito maiores que a linguagem e do que qualquer coisa que possa ser sugerida com palavras. A visão caleidoscópica que os Wye Oak têm da eletrónica atual e que é audível em AEIOU, o tema que abre o alinhamento deste EP, gira em redor deste conceito e explica-o com superior requinte. No ocaso do disco, o grito de revolta da dupla em relação ao status quo vigente é rematado com tremenda inteligência e subtileza em Sky Witness, uma aconchegante imensidão de cordas, teclas e diversos fragmentos samplados, agregados em redor de um fluído de elevado travo orgânico (When the world is just a concept, everything has hidden meaning). Pelo meio, outro grande destaque vai para No Place, canção que reforça essa aposta em sonoridades de forte pendor sintético, apesar da tal filosofia rock que esteve sempre subjacente ao adn dos Wye Oak. É uma canção assente numa salutar confusão sonora muito experimental e apelativa e que originou uma atmosfera sonora simultaneamente íntima e vibrante, que se debruça sobre a fronteira que existe entre a nossa dimensão corporal e biológica e a nossa dimensão metafísica e como muitas vezes as pessoas, recentemente mais direcionadas para profissões que exigem o uso predominante da mente e do pesamento, se esquecem do seu lado físico, descurando o bem estar dessa sua dimensão orgânica.

No Horizon é, em suma, um espelho dos tempos em que vivemos, um modo eloquente mas também intrigante de demonstrar a nossa incapacidade de percebermos que é muito pouco aquilo que controlamos realmente do nosso destino, quando comparado com aquilo que pensamos e ansiamos controlar. Ter essa perceção é meio caminho andado para uma existência mais livre e feliz, uma recomendação que nos é oferecida em bandeja de ouro por uma banda rara no modo como se reinventa em cada novo lançamento e que tem claramente ainda intacta a sua já mítica capacidade de nos surpreender constantemente. Espero que aprecies a sugestão...

Wye Oak - No Horizon

01. AEIOU
02. No Place
03. Spitting Image
04. (Cloud)
05. Sky Witness

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 13:24






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Outubro 2020

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.