man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Throwing Muses - Moonlight Concessions
Os Throwing Muses acabam de lançar, hoje mesmo, um novo disco intitulado Moonlight Concessions, o décimo primeiro registo de originais da banda de Newport, em Rhode Island e que está em atividade desde mil novecentos e oitenta e um. Produzido pela própria Kristin Hersh nos estúdios Stable Sound Studio, de Steve Rizzo, em Portsmouth, Rhode Island, Moonlight Concessions tem um alinhamento de nove canções e viu a luz do dia com a chancela da Fire Records.
Os norte-americanos Throwing Muses de Kristin Hersh, David Narcizo e Bernard Georges são, sem qualquer dúvida, um nome fundamental do rock alternativo contemporâneo. Sempre disponíves para acompanhar as novas tendências e conseguindo um equilíbrio perfeito entre o seu adn e algumas nuances mais recentes, vão, disco após disco, mantendo uma vitalidade criativa apreciável, que ganha novo fôlego nesta coleção de canções que encontram o seu sustento no rock lo fi, no garage e também naquele punk rock mais sujo e visceral e, talvez por isso, o mais genuíno e eficaz.
De facto, composições como Drugstore Static, três minutos e meio de acusticidade crua e abrasiva, que encarnam uma curiosa conversa entre alguém sóbrio e uma personagem sob o efeito de alguma substância psicotrópica, ou, em alternativa, Libretto, e Summer Of Love, dois temas que têm o seu sustento melódico na aspereza vibrante de uma viola acústica, exemplarmente acompanhada por um violoncelo pleno de subtileza e diversos detalhes percussivos insinuantes, num resultado final bastante orgânico e cheio de personalidade, são duas faces de uma mesma moeda em que persiste, independentemente do estilo de cada composição, um frenesim sempre latente e um forte cariz lo fi, com as cordas a serem dedilhadas com uma aúrea de aspereza e rugosidade únicas, mas também com ímpar subtileza e charme, num disco que é, no seu todo, algo inebriante e que exala um salutar experimentalismo garage livre de constrangimentos.
A rugosidade das diversas camadas de cordas que se entrelaçam e se sobrepôem em South Coast, enquanto são entrelaçadas por diversos metais algo sombrios, a profunda delicadeza orgânica que exala de Theremini e a comoção ardente que transpira de Sally's Beauty, são outros momentos altos de um álbum pleno de poder e de fúria, mas também de subtileza e charme e onde uma Kristin Hersh nada poupada a debitar letras surrealistas, é, sem sombra de dúvida, o sustentáculo maior, enquanto nos leva a testemunhar mais uma leiva de delírios, daquela que é a grande mentora deste projeto que, reforçamos uma vez mais, é único e influente no panorama alternativo contemporâneo. Espero que aprecies a sugestão...
01. Summer Of Love
02. South Coast
03. Theremini
04. Libretto
05. Albatross
06. Sally’s Beauty
07. Drugstore Drastic
08. You’re Clouds
09. Moonlight Concessions