man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
The Feelies - Dancing Barefoot vs Barstool Blues
Há mais de quatro décadas a ditar regras e a tornarem-se influência primordial no cenário do indie rock norte americano, os The Feelies estão de regresso aos discos em dois mil e vinte e cinco com Rewind, uma coleção de nove covers abrigadas pela insuspeita Bar None Records e que foram sendo captadas pelo projeto liderado por Glenn Mercer nos anos oitenta e noventa do século passado, período em que lançaram, por exemplo, momentos discográficos tão relevantes como Crazy Rhythms (1980), ou o soberbo disco Only Life (1988). Exceção deste período temporal que abraça Rewind é a versão do clássico dos The Doors, Take It As It Comes, que foi gravada pela banda de Nova Jersei em dois mil e dezasseis.
Com revisitações de composições assinadas por nomes como The Rolling Stones, The Beatles, os já referidos The Doors, ou os The Modern Lovers, merecem para já destaque da nossa redação os dois primeiros temas revelados do alinhamento do registo; Tratam-se de Dancing Barefoot e Barstool Blues, dois originais assinados por Patti Smith e Neil Young e que são revisitados pelos The Feelies tendo em conta a sua habitual filosofia sonora, que se tem abrigado, desde o início, à sombra de uma fórmula de composição muito específica e que faz da luminosidade lo fi das cordas e da criação de melodias aditivas a sua maior premissa. A opção por estes dois verdadeiros clássicos não terá sido certamente inocente, porque quer Patti Smith quer Neil Young têm tudo aquilo que os The Feelies sempre procuraram adicionar ao seu catálogo sonoro, texturas em que sobressaia uma curiosa leveza rugosa que incite os seus ouvintes a viajarem pelos recantos mais amplos de uma América também profundamente selvagem e mística.
Tendo em conta estas duas amostras já reveladas, Rewind será, certamente, mais uma demonstração cabal do modo exímio como os The Feelies, no período áureo da carreira, sentiam à vontade a recriar inflexões e variações, quer de sons quer de arranjos, enquanto navegavam com segurança e vigor nos meandros intrincados e sinuosos de um indie rock que, entre uma toada mais grunge, progressiva e psicadélica e uma leveza pop mais intimista, nunca deixou de exalar um sedutor entusiasmo lírico e uma atmosfera amável, mesmo no meio de algum fuzz ocasional. Confere Dancing Barefoot e Barstool Blues e o artwork e a tracklist de Rewind...
“Dancing Barefoot,” The Patti Smith Group
“Barstool Blues,” Neil Young
“She Said She Said,” The Beatles
“Seven Days,” Bob Dylan (first recorded by Ron Wood)
“Take It As It Comes,” The Doors
“Paint It Black,” The Rolling Stones
“Everybody’s Got Something to Hide Except Me and My Monkey,” The Beatles
“I Wanna Sleep in Your Arms,” The Modern Lovers
“Sedan Delivery,” Neil Young