man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Teleman - Breakfast
Nascidos das cinzas dos Pete & The Pirates, um quinteto de Reading que editou dois excelentes discos no final da década passada, os britânicos Teleman são o vocalista Tommy Sanders, o seu irmão Johnny (teclados), o baixista Peter Cattermoul e o baterista Hiro Amamiya. Breakfast é o fantástico disco de estreia desta banda que é já um dos grandes destaques do catálogo de 2014 de insuspeita Moshi Moshi Records, um álbum que viu a luz do dia no final do passado mês de maio e que foi produzido por Bernard Butler, guitarrista dos Suede.
Da cândura de Cristina à imponência de Travel Song, os Teleman fazem, no primeiro disco do seu cardápio, uma súmula interessante e bem idealizada de todo o conteúdo que sustentou a eletrónica nos últimos trinta anos, atráves de canções pop bem estruturadas, devidamente adocicadas com arranjos bem conseguidos e que não dispensam a vertente orgânica conferida pelas cordas e pela percussão, tudo envolto com uma pulsão rítmica que parece vir a caraterizar a personalidade deste quarteto, que criou neste álbum um alinhamento consistente e carregado de referências assertivas.
O baixo de Steam Train Girl, o primeiro single divulgado do disco, já em 2013, merecia, por si só, a audição deste álbum, com um punhado de outras notáveis canções, que mostram um notável recorte clássico e uma paleta colorida, leve, fresca e tranquila de paisagens instrumentais e líricas. Delas destaco também a delicadeza de Lady Low e o charme único do tema de abertura, além dos arranjos envolventes e sofisticados e da sensibilidade melódica muito aprazível de canções como 23 Floors Up, ou Skeleton Dance, que poderiam muito bem fazer parte do ideário sonoro da banda de onde é oriundo o produtor de Breakfast. Recomendo igualmente a audição cuidada da guitarra com um ligeiro travo ao blues do outro lado do atlântico de Mainline, da grandiosa Travel Song, canção que intercala uma excelente interpretação de Anderson com um trabalho habilidoso da restante banda e da divertida Monday Morning, um tratado sonoro que traz sons modulados e camadas sonoras sintetizadas que lhe dão um clima espectral.
A fragilidade da voz refrescante e ternurenta de Tommy Sanders é mais um importante trunfo de um disco que consegue transmitir, com uma precisão notável, sentimentos que frequentemente são um exclusivo dos cantos mais recônditos da nossa alma, através de uma fresca coleção de canções pop que são uma das melhores surpresas de 2014 e que caiem muito bem neste verão que teima em manter-se um pouco na penumbra. Espero que aprecies a sugestão...
01. Cristina
02. In Your Fur
03. Steam Train Girl
04. 23 Floors Up
05. Monday Morning
06. Skeleton Dance
07. Mainline
08. Lady Low
09. Redhead Saturday
10. Travel Song