man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Sunbears! – Future Sounds
Oriundos de Jacksonville, na Flórida e formados por Jonathan Berlin, Jared Bowser, Walter Hill e Jordan Allen Davis, os norte americanos Sunbears! estão de regresso aos discos com Future Sounds, um trabalho editado no passado dia onze de novembro através da New Granada Records e o segundo da carreira de um coletivo que aposta no indie rock psicadélico, amplo, luminoso e orquestral.
Future Sounds faz juz ao nome, com o seu conteúdo sonoro embutido numa aúrea psicadélica vintage, luxuriante e orquestral, com um forte sentido melódico e um experimentalismo que se saúda sempre, principalmente quando se tenta gravitar em torno de difrents conceitos sonoros e esferas musicais, como é claramente o caso destes Sunbears!, pelos vistos capazes de compôr um tratado sonoro tão autêntico e intenso como How Do You Go Forward??, uma das canções mais excitantes do disco.
Escrevendo com uma certa dose de surrealismo, como se pede a projetos que se situam neste espetro sonoro (I dreamed a dream that I dreamt you) e colocando o epicentro emocional das letras nas dúvidas existenciais que muitas vezes assolam a nossa existência e que a psicotropia frequentemente é a principal fonte de resposta para as mesmas (How can we explain the trouble we cause?), os Sunbears! tanto abraçam a herança pop mais nostálgica e com um elevado pendor sinfónico (Don't Take Many Things), como navegam nas águas turvas do rock progressivo (I'm Feelin' Low), fazendo-o com semelhante ligeireza e sempre com uma onda expressiva relacionada com o espaço sideral, que não dispensa em alguns momentos alguns travos de krautrock.
Se as guitarras e o reverb da voz em Overspiritualized servem na perfeição para despertar mentes ressacadas, a hipnótica Laughing Girl!, o single retirado de Future Sounds, desperta-nos para um paraíso de glória e esplendor e subjuga momentaneamente qualquer atribulação que nesse instante nos apoquente. E estes são apenas dois exemplos de um alinhamento que plasma nestes Sunbears! a capacidade que têm de atrair, quem se predispõe a tentar entendê-los, para cenários complexos, mas repletos de sensações únicas e que eles conseguem muito bem transmitir.
Servindo-se das cordas acústicas, exemplarmente replicadas em A Sad Case of Hypersomnia e de um vasto arsenal de efeitos quando as mesmas são eletrificadas, de arranjos e detalhes sintetizados quase sempre a apontar baterias na direção do espaço sideral, Future Sounds contém um cardápio instrumental bastante diversificado e prova que os Sunbears! entram no estúdio de mente aberta e dispostos a servir-se de tudo aquilo que é colocado ao seu dispor para criar música. Consegui-lo é ser agraciado pelo dom de se fazer a música que se quer e ser-se ouvido com particular devoção e estes norte americanos conseguem-no com uma quase pueril simplicidade, ao mesmo tempo que mostram capacidade para reinventar, reformular ou simplesmente replicar o que de melhor tem o indie rock psicadélico nos dias de hoje para nos oferecer. Assim, Future Sounds é um trabalho que faz uma espécie de simbiose entre a pop e o experimentalismo, temperado com variadas referências típicas do shoegaze e da psicadelia e carregadas de ácidos, um caldeirão sonoro feito por um coletivo que sabe melhor do que ninguém como recortar, picotar e colar o que de melhor existe no chamado electropsicadelismo. Espero que aprecies a sugestão...
01. Future Sounds
02. He’s a Lie! He’s Not Real!
03. I’m Feelin’ Low
04. Don’t Take Too Many Things
05. Overspiritualized
06. How Do You Go Forward??
07. Now You’re Gone
08. I Dreamed a Dream (That I Dreamt You)
09. Laughing Girl!
10. A Sad Case of Hypersomnia
11. Love (Breaks All Sadness)