Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Scott Orr – Geometry

Quarta-feira, 08.10.25

O canadiano Scott Orr é um dos nomes fundamentais da indie mais melancólica e introspetiva da América do Norte. Depois do excelente registo Worried Mind, um álbum com uma subtileza muito própria e contagiante e que marcou o ano discográfico de dois mil e dezoito, Orr dedicou-se a lançar alguns singles avulsos, através da editora independente canadiana Other Songs Music Co., uma etiqueta indie independente de Hamilton no Ontário, terra natal deste extraordinário músico e compositor.

Scott Orr – Worried Mind (Album Review) | Folk Radio UK - Folk Radio UK

Há cerca de dois anos atrás, em dois mil e vinte e três, Scott Orr regressou aos discos com um alinhamento de canções intitulado Horizon e que foi produzido pelo próprio Orr. Era um disco intimista e aconchegante, feito com um delicioso naipe de canções que, num misto de folk e eletrónica de cariz eminentemente ambiental, nos embalaram e emocionaram.

A maioria das canções de Horizon tinham sido construídas à sombra de um borbulhante sintetizador, que ia recebendo diversos efeitos percussivos e outros arranjos inspirados. Era um modus operandi concebido com uma intimidade muito própria e contagiante, que agora se repete em Geometry, o novo single de Scott Orr e o primeiro sinal de vida depois de Horizon.

Geometry são quase seis minutos minuciosamente concebidos de modo a encarnarem um diálogo a dois, ao mesmo tempo que analisam e alimentam a conexão única que existe entre ambos. Exemplarmente interpretado, o tema é dominado por uma toada instrumental eminentemente sintética, assegurada por teclas assinadas por Gareth Inkster e por uma guitarra elétrica tocada por Jon Tornblom, cabendo ao próprio Scott Orr, além da voz, comandar o baixo, algumas sintetizações e o registo percussivo, curiosamente, uma das mais valias da canção.

De facto, em Geometry sobressai uma batida hipnótica, que se entrelaça com o charme inconfundível da voz de um músico maduro e capaz de nos fazer despertar aquelas recordações que guardamos no canto mais recôndito do nosso íntimo e que em tempos nos proporcionaram momentos reais e concretos de verdadeira e sentida felicidade, ou, no sentido oposto, de angústia e depressão e a necessitarem de urgente exercicío de exorcização para que consigamos seguir em frente.

Geometry demonstra, uma vez mais, o modo sagaz como Orr é capaz de nos colocar a olhar o sol de frente com um enorme sorriso nos lábios, mas também de desafiar o nosso lado mais sombrio e os nossos maiores fantasmas no convite que nos endereça, muitas vezes, à consciência do estado atual do nosso lado mais carnal, ou no desarme total que torna inerte o lado mais humano do nosso peito, quando opta por uma toada mais realista e racional. Confere...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 15:40






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)



Disco da semana 202#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Outubro 2025

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.