man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Metamito - Transmutação
Metamito é um projeto musical que visa diluir a fronteira entre o sonho e a realidade. Fruto da imaginação de António Miguel, músico multi-instrumentista e produtor da zona de Sintra, tem vindo a ser descrito por alguns como um dos mais inovadores e promissores projetos do panorama musical português. É um projeto totalmente independente, desde a criação até à distribuição, o que se reflecte na sua expressão musical autêntica e livre. Com uma sonoridade dreamy e neo-psicadélica, aborda temas como o mito, a mística, o amor, a verdade e a vida mas o seu som é diversificado e em constante mutação por isso é difícil de o fechar numa caixa. Existem travos de dream pop, rock psicadélico e world music, entre muitos outros.
Como certamente se recordam, abordámos pela primeira vez este projeto em novembro por causa do single Oração Sem Sujeito, canção que fez a antecipação do lançamento do disco de estreia homónimo de Metamito, que viu a luz do dia recentemente e que já nos pede para ser ouvido numa boa escuta, de olhos fechados e atentos, como quem visita um museu no seu subconsciente. Já agora, recordo que em dois mil e dezanove Metamito tinha lançado independentemente o seu primeiro EP intitulado Reflexo e que ano seguinte saiu o single Pandora.
Agora, e enquanto não partilhamos a crítica de Metamito, deixamos como aperitivo uma outra canção do disco. Chama-se Transmutação, um tema que, de acordo com o press release do seu lançamento, é colorido e passeia entre o neo-folk e o psych-pop. Fala sobre mudar e aceitar a mudança, sobre como explorar novos horizontes pode ser uma forma de chegar mais próximo de si mesmo. Instrumentalmente, guitarra clássica e voz abrem o tema dando eventualmente lugar a synths cremosos e batidas rústicas e experimentais.
O single é acompanhado de um vídeo de animação, realizado pelo próprio António Miguel, com recurso a tecnologia de inteligência artificial. Uma abordagem experimental e fresca a uma ferramenta fascinante que permitiu o artista criar um universo visual surrealista a par do mundo sonoro que nos traz Transmutação. Isto foi conseguido através da geração de cerca de cinquenta mil imagens que se moldam ao longo do tempo, criando uma ilusão de continuidade. Confere...