Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



LUMP – Animal

Terça-feira, 07.09.21

Foi no verão de dois mil e dezoito que viu a luz do dia, à boleia da Dead Oceans, LUMP, o disco homónimo de estreia do projeto com o mesmo nome que junta os britânicos Laura Marling e Mike Lindsay, membro dos Tunng, uma inusitada mas bem sucedida colaboração que começou a ganhar vida há meia década quando os dois músicos se conheceram e que, nessa estreia, se materializou em sete canções misturadas com uma ímpar contemporaneidade e com inegável bom gosto, cimentadas numa fusão feliz entre pop, eletrónica e folk.

LUMP lança o single "We Cannot Resist" do álbum 'Animal'

Esse disco homónimo de estreia dos LUMP mereceu lugar de destaque na listagem dos melhores álbuns de dois mil e dezoito para a nossa redação, e Animal, o novo alinhamento do grupo, poderá muito bem também fazer mossa em rankings semelhantes, por causa de dez belíssimas canções, assentes num rock experimental de elevado calibre e com um charme e um carisma muito próprios e já inconfundíveis.

De facto, este Animal, que viu a luz do dia por intermédio do consórcio Partisan / Chrysalis,  está recheado de díspares abordagens criativas, ritmos e referências. Temas como Climb Every Wall, uma canção em que alguns detalhes percussivos algo abrasivos e um vasto oceano de sintetizações, a maioria de cariz falsamente minimalista, se entrelaçam com o registo vocal doce e aconchegante de Marling, o vasto oceano de efeitos borbulhantes que nos embalam na opulência orquestral de Bloom At Night, o espírito funk retro cósmico de Gamma Ray, o groove roqueiro de We Cannot Resist, a majestosidade contemplativa que nos embala em Red Snakes, ou o vasto jogo de intersecções vocais e rítmicas que carimbam Paradise, sustentam-se em melodias doces e cativantes. Mesmo que o espírito interpretativo e o catálogo dos arranjos seja adornadas, muitas vezes, com detalhes sonoros orgânicos e samples à primeira vista tendencialmente agrestes e ruidosos, cada canção, independentemente da sua abordagemsonora, acaba por conter, sem exceção, um charme e a uma elegância inegáveis.

Audição após audição, Animal vai-se convertendo nos nossos ouvidos num portento de sensibilidade e optimismo. É um álbum que transborda um amor genuíno dos LUMP pela exploração musical numa vertente sensorial, um modus operandi que obriga o ouvinte a não colocar amarras à sua imaginação durante a audição, um exercício recompensador porque é real a constatação que esse exercício nos liberta definitivamente de algumas das amarras que ainda filtram o modo como a nossa consciência vê o mundo, dia após dia. De facto, o maior ensinamento que Animal nos permite usufruir é que no seio de um processo de criação sonora algo complexo e que não renegou o uso de várias influências e onde o experimentalismo livre de constrangimentos se assumiu como uma filosofia condutora marcante,  é uma verdade insofismável que por mais que a existência humana e tudo o que existe em nosso redor, estejam amarrados à ditadura da tecnologia, estas canções podem ser um veículo para o encontro do bem e da felicidade, quer pessoal quer até coletiva. Espero que aprecies a sugestão...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 11:09






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2021

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.