Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lost Boy? - Canned

Quinta-feira, 14.05.15

Oriundos do convidativo bairro de Brooklyn, em Nova Iorque, os Lost Boy? são liderados por Davey Jones, ao qual se juntam Ryan, Matt e R.J., um grupo que aposta claramente naquela receita simples mas claramente aditiva que suporta os fundamentos básicos do indie punk rock. Canned, o registo de originais de estreia do grupo, é um trabalho cheio de guitarras, que do fuzz ao grunge, explodem em elevadas doses de distorção, com raízes no rock alternativo da década de noventa, uma coleção de canções enérgica, animada e bastante divertida, lançada via Double Double Whammy/Old Flame Records e que contém vários destaques que fazem com que este disco mereça audição atenta.

Se Hollywood e Car Wash abrem o alinhamento de modo enérgico e agitado, com toda a nostalgia do melhor punk de final do século passado a estender-se pelos nosso ouvidos sem qualquer reserva, é para fazer-nos perceber que a receita destes Lost Boy? baseia-se em efeitos e distorções da guitarra desgarrados e vibrantes e uma bateria subtil, de modo a ser firme e eficaz a busca do edificio melódico que sustente o formato canção mais acessível, mas sem deturpar a fidelidade a um espírito muito próprio e que não impõe quase nenhuma regra ao ruído inebriante e visceral.

Apesar desta linha condutora especifica e claramente balizada ser transversal a todo o álbum não faltam momentos mais experimentais e até progressivos, com o balanço entre o acústico e o ruidoso em Bank e USA, ou o piscar de olho a um indie rock mais comercial e melódico, até com um certo espírito folk, em Chew e numa toada mais nostálgica em About The Future, a impressionarem e a convidarem o ouvinte a repensar uma impressão inicial que possa ter sido mais rígida sobre o ambiente sonoro que o grupo procura replicar. O próprio baixo de Hemorrage e o modo como é audível ao longo de todo o tema, sendo o grande sustentáculo do mesmo, inclusive quando as guitarras se mostram em todo o seu esplendor, não só comprova o cuidado trabalho de produção de que foi alvo Canned, como é mais uma referência importante para caraterizar o som típico da banda, mesmo que o baixo não seja o principal protagonista do disco.

O ponto alto de Canned acaba por ser, na minha opinião, a sequência feita com Taste Butter e Revenge Song, duas canções em que as guitarras piscam o olho aos tais tiques progressivos que citei acima e que encontram as suas raízes duas décadas mais cedo do que o período temporal que inspirou o álbum. São temas que exemplificam com precisão aquilo que pretendem e quem realmente são estes Lost Boy?, exímios intérpretes de um noise rock cheio de guitarras distorcidas e inebriantes, donos de um saudável travo irreverente e beliçoso, que se desenvolve dentro de limites bem definidos, apesar de parecer, em determinados momentos, que vale (quase) tudo.

Canned é mais um daqueles álbuns feitos por quatro músicos que sonham resgatar a alma de um som com mais de vinte anos e que, muitas vezes tocado com uma certa displicência, mas sempre com uma grande dose de alma e criatividade, marcou indubitavelmente uma geração. Este disco não tem segredos para todos os apreciadores do melhor indie rock, cru e lo fi, que pisca o olho ao grunge e esse é, desde logo, um excelente atributo de uma coleção de canções que nos transportam eficazmente para o interior do universo sonoro que tipifica estes Lost Boy?. Espero que aprecies a sugestão...

1. Hollywood
2. USA
3. Chew
4. Car Wash
5. Taste Butter
6. About The Future
7. Revenge Song
8. Bank
9. Deep Fried Young
10. Fuck This Century
11. Hemorrhage

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 16:24






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon -Programa 422


Disco da semana 114#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.