Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



I Was A Teenage Satan Worshipper – Gtthrgh

Domingo, 09.08.15

Antti, Pasi, Tuomo, Utu e Ringa são os I Was A Teenage Satan Worshipper, um quinteto finlandês oriundo de Helsinquia que se estreou em 2006 com Bees & Honey e que acaba de editar Gtthrgh, o quinto disco da carreira, um trabalho que viu a luz do dia por intermédio da Gaea Records.

O apetite das bandas nórdicas por sonoridades simultaneamente épicas e etéreas, aliadas a guitarras plenas de distorção e que exploram ambientes progressivos é sobejamente conhecida e a Finlândia um território onde abundam projetos que perscutam os caminhos frequentemente tortuosos desta mescla de géneros que, no fundo, acaba por entroncar numa espécie de post rock, com caraterísticas muito próprias e um vincado cariz identitário.

O ar punk destes I Was A Teenage Satan Worshipper não engana! Em The Howling, acrescentam um baixo vigoroso e uma percussão frenética à receita anteriormente enunciada e que encontra, como referi, o seu principal sustento nas guitarras, para construir uma canção  que mostra uma inédita faceta pop, mas criada por uma banda que fará questão de viver permanentemente de braço dado com o experimentalismo e em simbiose com a psicadelia. Um pouco adiante, New Friends acrescenta alguns arranjos sintetizados, com o teclado a vincar esta exploração que vai encontrar as suas raízes nos primórdios do punk britânico da década de oitenta, à boleia de uma melodia que nos conquista e que, quase sem darmos por ela, tem em nós um efeito aditivo e fortemente viciante. No ocaso do disco, em Meshes Of The Afternoon e Pick Your Star, o sintetizador, de braço dado com o baixo, acaba mesmo por ter um papel de elevado protagonismo, não só ao nivel dos arranjos, mas também no próprio andamento das canções. Estes são bons exemplos de como o analógico e o digital, envoltos num manto de referências que nos remetem para o glorioso passado do krautrock, podem sobreviver eficazmente no presente e de um modo particularmente intuitivo e expressivo.

O rock portentoso de Keep Your Secrets, o single já retirado do disco, acaba por ir ainda mais longe, distanciando-se de paisagens sombrias e nebulosas para abraçar as fronteitas do indie rock mais expansivo, tendo um cariz comercial que pressupôe não ter sido inocente a tentativa de compôr uma espécie de canção chamariz, que depois fizesse chamar a atenção do público para o resto do álbum e para a música que os I Was A Teenage Satan Worshipper realmente gostam de fazer. Seja como for, canções como She Wants To Know ou They Don't Hear, também apostam no mesmo indie rock melódico, adornado com arranjos sintetizados e orgânicos muito subtis mas capazes de enriquecer a típica crueza das guitarras, tornando o cardápio de Gtthrgh mais rico e luminoso e dando ao disco uma dupla face que lhe confere uma salutar abrangência e amplitude.

Ao quinto disco os I Was ATeenage Satan Worshipper criam uma porta de entrada perfeita e completamente escancarada para o universo de uma banda com um percurso já sólido e profícuo e feliz a agregar tudo aquilo que tem de melhor o indie rock atual, fazendo-o através de um esqueleto instrumental eminentemente melancólico e claramente embebido num conteúdo vintage heterogéneo, mas relacionado com um tempo futuro, cenários imaginados e universos paralelos. Espero que aprecies a sugestão...

I Was A Teenage Satan Worshipper - Gtthrgh

01. Gtthrgh
02. The Howling
03. She Wants To Know
04. Keep Your Secrets
05. The Rising
06. New Friends
07. They Don’t Hear
08. Meshes Of The Afternoon
09. Pick Your Star

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 23:18


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 425


Disco da semana 118#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.