Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



I Love You But I’ve Chosen Darkness – Dust

Sábado, 29.11.14

Em 2006, os I Love You But I've Chosen Darkness, uma banda norte americana oriunda de Austin, no Texas, estreou-se nos discos com Fear Is On Our Side, um compêndio de rock sombrio e com um elevado pendor gótico. Depois disso nunca mais deram notícias nem lançaram qualquer trabalho. Agora, oito anos depois, estão de regresso com Dust, uma coleção de dez canções que viu a luz do dia no passado mês de outubro através da Secretly Canadian, produzida por Paul Barker.

Banda com um dos nomes mais curiosos de sempre, os I Love You But I've Chosen Darkness criam um clima sonoro que nos leva numa viagem espiritual, convidando-nos a usufruir de instantes que não deixando de ser ruidosos, assentam num excelente registo introspetivo que mostra muito do código genético de um projeto que tem colado a si, como seria de esperar, o indie rock de cariz mais alternativo e que aposta no revivalismo de outras épocas, nomeadamente os primórdios do punk rock mais sombrio que fez furor nos finais da década de setenta e início da seguinte, com nomes como os Joy Division, os The Chameleons, ou os Cure à cabeça. O single Faust, a canção que abre o disco com notável vigor e convicção, mostra uns I Love you But I've Chosen Darkness entalhados numa forte teia emocional amargurada, mas também dançável e luminosa, não faltando outros exemplos de canções que muitas vezes crescem em emoção, arrojo e amplitude sonora, casos da melancólica Stay Awake ou de The Sun Burns Out, temas que transportam consigo uma considerável carga emocional, à qual é difícil ficar indiferente.

Acaba por ser com a maior naturalidade que se confere em Dust boas letras e belíssimos arranjos, assentes numa guitarra jovial, pulsante e disponível a criar diferentes efeitos, um baixo vigoroso e uma percussão diversificada e sempre pronta a dar o andamento certo ao clima e à mensagem que cada tema exala. Escuta-se a bateria em 69th Street Bridge e procura-se estabelecer uma comporação com a sua performance no single do álbum ou em The Sun Burns Out e fica claro a ampla capacidade das baquetas em abarcar diferentes ritmos e abraçar uma postura interpretativa diversificada.

Estes I Love You But I've Chosen Darkness são um coletivo que parece caminhar confortavelmente por cenários que descrevem dores pessoais e escombros sociais, com uma toada simultaneamente épica e aberta, fazendo-o demonstrando a capacidade eclética de compôr, em simultâneo, temas com algum teor introspetivo, como Heat And Up ou Safely, ou a experimental You Are Dead To Me, mas também verdadeiros hinos de estádio, como são Come Undone e Walk Out, esta uma canção onde a guitarra melhor transmite a sua forte personalidade e a capacidade altíssima que esta banda possui de conduzir e projetar melodicamente diferentes arranjos e distorções.

Dust é um álbum pleno de sentimento, com uma carga emotiva muito específica. Instrumentalmente faz uma verdadeira ode às cordas eletrificadas, com variações, ruídos e efeitos variados e, desse modo, ao indie rock expressivo e anguloso, neste caso muito bem produzido e sem lacunas, transversal a várias épocas e espetros sonoros e que ganha vida através de um alinhamento concebido com elevada coerência e sequencialidade. É de saudar o regresso à vida deste coletivo texano, principalmente quando o fazem embarcando numa demanda pelo verdadeiro som épico, luminoso e expansivo que só o indie rock esmerado e paciente que debitam consegue replicar. Espero que aprecies a sugestão...

I Love You But I've Chosen Darkness - Dust

01. Faust

02. Stay Awake
03. Heat Hand Up
04. Safely
05. Come Undone
06. Walk Out
07. You Are Dead To Me
08. 69th Street Bridge
09. The Sun Burns Out
10. WAYSD

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 18:01






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)



Disco da semana 191#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.