Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Dan Mangan – Natural Light

Segunda-feira, 02.06.25

O canadiano Dan Mangan está de regresso aos discos com Natural Light, o sétimo registo da carreira deste músico e compositor natural de Vancouver, que viu a luz do dia a dezasseis de maio com a chancela da Arts & Crafts. Trata-se, de acordo com o próprio autor, de uma coleção de canções de amor, pensadas para dar alguma cor e alento a um mundo claramente à beira do colapso.

Natural Light foi gravado integralmente, durante seis dias, numa cabana no meio de uma floresta, a sul de Ontário, com as contribuições especiais de Jason Haberman, Mike O’Brien and Don Kerr, habituais colaboradores de Mangan e que dividem com o protagonista os créditos da produção de um registo que foi misturado em Toronto.

Em treze canções, Natural Light oferece-nos um intimista, impressivo e tocante tratado de indie folk, repleto de canções melodicamente inspiradas e que têm no registo vocal rugoso, mas tremendamente realista de Mangan e na guitarra acústica, quase sempre enredada com diversos entalhes percussivos, de pendor essencialmente orgânico, as suas grandes traves mestras. Logo em It Might Be Raining fica bem impressa esta trama interpretativa, que depois mostra duas faces aparentemente opostoas, mas claramente complementares, no clima algo jazzístico de Diminishing Returns, dominado por uma guitarra encharcada com um delicioso travo blues e na infinita complacência tocante de I Hated Love Songs.

Natural Light pressegue e, canção após canção, o amor está sempre muito presente, sendo continuamente exaltado como algo demasiado precioso para ser desperdiçado, quando surge, com ou sem aviso. No Such Thing as Wasted Love contém esse apelo franco ao apego ao melhor dos sentimentos sem receios e My Dreams Are Getting Weirder, plasma as consequências do desperdício. Pelo meio, em Melody, enquanto Dan Mangan apoia-se na guitarra acústica para colocar todas as fichas num registo interpretativo que coloca em primeiro plano o adn que sustenta hoje a melhor indie folk contemporânea, oferecendo-nos uma composição melodicamente atraente e repleta de arranjos e orquestrações de cariz classicista, somos, uma vez mais inspirados a nunca duvidar do que sentimos, principalmente quando aquilo que nos move é genuíno e nasceu do mais profundo do nosso ser.

Quase sempre com a viola a dar o pontapé de saída das canções, à medida que Natural Light se desenvolve fica explícita a riqueza de ideias e a destreza e vigor dos arranjos que vão cirandando por pouco mais de quarenta e cinco minutos claramente reveladores da singularidade de um artista sonoramente inspirado e inspirador e que irradia uma luz que cativa instantaneamente qualquer ouvinte mais incauto. Espero que aprecies a sugestão...

01. It Might Be Raining
02. Diminishing Returns
03. I Hated Love Songs
04. Contained Free (Interlude)
05. No Such Thing As Wasted Love
06. Melody
07. My Dreams Are Getting Weirder
08. Soapbox
09. Cut The Brakes
10. For Him
11. Sound The Alarm
12. Proximity
13. Hit The Wall

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 13:33






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)



Disco da semana 198#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2025

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.