man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Damien Jurado – For Each Familiar Scene / Robin Oswald As She Appears In 1978
O norte-americano Damien Jurado atravessa, claramente, desde há algum tempo para cá, uma das fases mais profícuas da sua já longa carreira. Depois de na primavera de dois mil e vinte e um ter editado o excelente registo The Monster Who Hated Pennsylvania, regressou, no verão do ano seguinte, com um novo disco também monstruoso, intitulado Reggae Film Star e em dois mil e vinte e três lançou Sometimes You Hurt The Ones You Hate, o décimo nono registo de originais deste músico e compositor natural de Seattle, um trabalho que, como é habitual neste artista, teve a chancela da Maraqopa Records, a sua própria etiqueta.

O ano passado, em dois mil e vinte e quatro, Jurado dedicou-se a lançar alguns temas avulsos em formato single, disponíveis na sua página bandcamp e alguns chamaram a nossa atenção à época, com destaque para as composições, Sheets (’24) e Des Moines, ambas gravadas nos estúdios Fremont Abbey, em Washington, com a ajuda de Lacey Brown e Sean Wolcott, nos arranjos e na produção.
Agora, no início do outono de dois mil e vinte e cinco, Damien Jurado regressa ao nosso radar e no mesmo formato, ou seja, com um lançamento em formato digital e de sete polegadas de duas canções, os inéditos For Each Familiar Scene e Robin Oswald As She Appears In 1978.
Inicialmente intimista e a sobreviver num misto entre cordas acústicas subtis e um efeito sintético que interage melodicamente na perfeição com a viola, For Each Familiar Scene torna-se, pouco depois, uma composição instrumentalmente ainda mais rica, quando passa a contar também com o piano e com diversos efeitos percurssivos, que ganham arrojo e dimensão a partir da segunda metade da canção, com o ocaso a ser imponente, épico e vigoroso.
Já Robin Oswald As She Appears In 1978, composição que conta com a participação especial vocal da acima referida Lacey Brown, aposta num perfil sonoro eminentemente clássico, mantendo a vasta heterogeneidade instrumental de For Each Familiar Scene, mas dando especial ênfase aos sopros.
Em suma, importa ainda dizer que estas duas novas canções de Damien Jurado, instrumentalmente fartas e filosoficamente tocantes, comunicam com o nosso âmago, através de uma forma de compôr que, algures entre a penumbra e a luz e com uma sofisticação muito própria, é incubada por um dos maiores cantautores e filósofos do nosso tempo, um artista sem paralelo no panorama da indie folk contemporânea. Confere...

01. For Each Familiar Scene
02. Robin Oswald As She Appears In 1978