Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Courtney Barnett – Write A List Of Things To Look Forward To

Sexta-feira, 08.10.21

Três anos depois do registo Tell Me How You Really Feel, que na altura sucedeu a Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit, o feliz título do arrebatador disco de estreia, a australiana Courtney Barnet está de regresso em dois mil e vinte e um ao formato longa-duração com Things Take Time, Take Time, um alinhamento de dez canções produzido por Stella Mozgawa (Warpaint, Cate Le Bon, Kurt Vile) em Sidney e Melbourne e que irá ver a luz do dia a doze de novembro próximo, por intermédio do consórcio Mom+Pop Music/Marathon. Foi um disco concebido durante o período de confinamento, que Barnett aproveitou para se embrenhar a fundo na filmografia de Agnes Varda e Andrei Tarkovsky, leituras de livros e pinturas em aguarelas.

Courtney Barnett tem-se mostrado na sua carreira bastante hábil no modo como expôe aqueles pequenos detalhes da vida comum e do seu próprio quotidiano e os transforma, na sua escrita, em eventos magnificientes e plenos de substância. E se na estreia, há três anos, procurou um ambiente eminentemente festivo e jovial que nos levasse a colocar o nosso melhor sorriso eufórico e enigmático e a passar a língua pelo lábio superior com indisfarçável deleite, ao som de uma voz doce, uma bateria intensa e uma guitarra que brilhava daqui ao céu, num vaivém musculado e constante, em dois mil e dezoito a opção foi por uma atmosfera menos imediata e um pouco mais intrincada e até amargurada e agressiva.

Agora, em dois mil e vinte e um, parece que a opção irá recair por uma agregação de tudo aquilo que a autora já adicionou ao seu catálogo, tendo sempre como pano de fundo uma atmosfera sonora dominada pelo peso das cordas, sejam acústicas ou eletrificadas e um elevado grau de emotividade vocal, sempre em busca de contar histórias simples, concretas, verossímeis de de fácil identificação por parte do ouvinte. Por exemplo, Before You Gotta Go, um dos singles revelados há algumas semanas deste terceiro disco da autora, é um belíssimo quadro sonoro de indie rock, uma composição íntima e muito pessoal sobre um beijo de despedida, que tem um elevado travo nostálgico e contemplativo, mas também vibrante e Write A List Of Things To Look Forward To, o último tema extraído do alinhamento de Things Take Time, Take Time e uma homenagem de Barnett aos amigos que nunca a deixaram para trás, segue essa permissa, mas de um modo ainda mais vibrante, frenético e luminoso. Neste tema o já habitual timbre metálico delicioso da guitarra de Barnett é trespassado por diversos outros acordes, enquanto o baixo e a bateria acamam, de modo disciplinado e quase intuitivo, uma  canção quente, plena de groove e tremendamente elegante. Confere...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 12:41






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 454


Disco da semana 135#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Outubro 2021

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.