Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Cassete Pirata - Pirâmide

Segunda-feira, 07.06.21

Tem feito furor no principal canal da estação pública de televisão uma série intitulada Até Que A Vida Nos Separe, da autoria de João Tordo, Tiago R. Santos e Hugo Gonçalves, realizada por Manuel Pureza e que, sem vilões, nos oferece histórias originais e contemporâneas, todas elas unidas pela magia do amor. Esta produção nacional é abrilhantada sonoramente pelos Cassete Pirata, um grupo formado por João Firmino (Pir), autor das canções, Margarida Campelo e Joana Espadinha, que comandam as teclas e o coro, António Quintino, à frente do baixo e João Pereira aos comandos da bateria e que nasceu da vontade de escrever e descobrir novas canções em português, num regresso ao que todos possamos ter de tronco comum de referências, de paisagens, de sons e através da nossa língua.

Cassete Pirata grava LP de estreia em 2018 – Glam Magazine

Com a pandemia como pano de fundo e a consequente paragem total da actividade cultural no país, os Cassete Pirata mantiveram-se ativos e resilientes. Assim, depois do lançamento deste single A Próxima Viagem, que faz parte do genérico de Até Que A Vida Nos Separe, o grupo anuncia que está em fase de produção e criação o seu próximo disco que tem como título A Semente e que propõe um olhar sobre o momento em que vivemos enquanto civilização. De acrodo com o press release deste anúncio, pela primeira vez, como espécie, temos uma percepção mais palpável de um certo precipício inerente ao nosso estilo de vida. Este tem trazido uma sensação de fim de linha, de doença lenta e invisível que a médio e longo prazo nos vai lembrando e concretizando a efemeridade da vida e do modo como a levamos.

Pirâmide é o primeiro single retirado do alinhamento de Semente, uma canção luminosa e imponente, de forte travo psicadélico e na qual sobressai uma guitarra abrasiva que é depois amaciada por um vasto arsenal de efeitos e detalhes, das mais diversas proveniências e que João Firmino descreve, deliciosamente, do seguinte modo: Lembro-me de ser miúdo e de na escola me ter deparado com um desenho de um triângulo que desvendava a estrutura de uma sociedade profundamente injusta, onde no topo se via uma classe dominante que acumulava uma imensa quantidade de poder e riqueza em oposição a uma outra, que a suportava num contexto de miséria e escravatura. Essa imagem e a sensação de injustiça que a imortalizou na minha memória ficaram para sempre. As últimas décadas trouxeram lutas e discussões ferozes para descobrir, em democracia, como resolver ou dissolver essa estrutura. O que fica é: mudaram os actores mas a Pirâmide mantêm-se. Confere...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 10:02






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 435


Disco da semana 124#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2021

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.