Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Black Twig – Heliogram

Domingo, 08.06.14

Depois do aclamado Paper Trees, o disco de estreia editado em 2012, os finalndeses Black Twig estão de regresso aos registos musicais com Heliogram, o segundo álbum deste coletivo oriundo de Helsinquia e formado por Aki (guitarras, voz), Aleksi (bateria), Janne - guitarra, teclados, voz) e Kaarlo (baixo). Heliogram viu a luz do dia a doze de fevereiro último por intermédio da insuspeita Soliti Music e o single Pastel Blue está disponivel para download através da editora.

Paper Trees foi um trabalho que deixou bem claro que este quarteto nórdico gosta de se movimentar livremente pelas múltiplas oportunidades sonoras que a dream pop proporciona. Assim, do shoegaze, ao post rock, passando pelo próprio indie rock e até uma faceta mais punk, são vários os terrenos que os Black Twig têm pisado na sua ainda curta carreira e que Heliogram potencia.

A base melódica através da qual os Black Twig partem para começar a distribuir jogo está bem definida e Heliogram está carregado de belíssimas improvisações melódicas, que criam paisagens enérgicas e cheias de movimento, que não deixam de ter aquela típica melancolia nórdica que nos ajuda a emergir às profundezas das nossas memórias.

As guitarras ferozes do single Pastel Blue destacam-na e fazem dela a canção mais parecida com muitas das propostas punk rock atuais, tendo um cariz um pouco mais comercial, o que pressupôe que não terá sido inocente a tentativa de compôr uma espécie de canção chamariz, que depois fizesse chamar a atenção do público para o resto do álbum e para a música que os Black Twig realmente gostam de fazer. No entanto, canções como Halfaways, um tema que se destaca pelo dedilhar a guitarra, ou a energia instrumental de Sunday Air e Quiet Time, também apostam no mesmo indie punk rock melódico, adornado com arranjos sintetizados e orgânicos muito subtis mas capazes de amenizar a típica crueza das guitarras, tornando as canções mais ricas e luminosas. Mesmo na mais melancólica Further Here, a canção mais acústica e serena do disco, não se perde o ambiente incisivo e a energia psicadélica intrínseca ao ambiente geral do álbum.

Não há dúvida que em Heliogram estes quatro rapazes finlandeses voltaram a levantar asas e subiram bem alto, rumo a paisagens sonoras brilhantes e enérgicas. Com o segundo disco tornaram-se ainda mais expansivos, encheram-se com uma sonoridade vincada, com a atual bagagem vintage algo crua, mas madura e assertiva e conseguiram fazê-lo sem grande excesso e com um belíssimo acabamento açucarado, provando que são hoje um dos projetos mais interessantes da Finlândia. Espero que aprecies a  sugestão...

 www.blacktwigmusic.com/ www.facebook.com/blacktwigmusic twitter.com/blacktwigmusic

Black Twig - Heliogram

01. Halfways
02. Pastel Blue
03. Summer Slow Down
04. Sunday Air
05. On White
06. Floors
07. Until You Know
08. She’s Still My Friend
09. Further Here
10. Quiet Daytime

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 18:33


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 426


Disco da semana 118#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.