Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Band Of Skulls - Himalayan

Domingo, 27.04.14

No passado dia trinte e um de março chegou aos escaparates por intermédio da Electric Blues Records, Himalayan, o novo disco dos Band Of Skulls, uma banda britânica formada pelo trio Matthew Hayward, Russell Marsden e Emma Richardson, que vai já no seu terceiro álbum e que começa, finalmente, a conquistar uma rede mais vasta de seguidores. Himalayan foi produzido Nick Launay (Yeah Yeah Yeahs, Arcade Fire, Nick Cave and the Bad Seeds), sucede a Sweet Sour e, fazendo uma analogia com o nome, personifica uma escalada sonora e vertiginosa ao universo indie rock, cheio de aderenalina e com uma forte filosofia garageira, assente em linhas agressivas de guitarra e um baixo encorpado, detalhes bem audíveis ao longo de todo o disco e com particular ênfase no tema homónimo.

Os Band Of Skulls são um banda com imenso potencial criativo e neles não há segredos de monta nem grandes concessões a outro universo alternativo que não seja aquele que é sustentado por riffs de guitarra intensos que vão beber à herança da fonte do blues da década de setenta que, à época, os Black Sabbath eram um dos expoentes.

Disponível ainda para audição, Himalayan tem um início arrebatador, com Asleep At The Wheel, o single homónimo e Hoochie Coochie a oferecerem-nos pouco mais de dez minutos com a tal adrenalina auditiva.Esta agitação imensa, mas louvável, acalma com a balada Cold Sweat e o instante pop Nightmares, duas canções que comprovam a capacidade dos Band Of Skulls em abarcar outros espetros sonoros.

Esta vontade de abraçar e conjugar diferentes sub géneros do rock também é percetível, mais adiante, no rock com pitadas de blues de I Guess I Know You Fairly Well, um tema cuja introdução e solo parecem ser claramente influenciados pela lenda Jimi Hendrix e, pouco depois, I Feel Like Men, Nine Dead And One Dying tem esse mesmo blues, mas também alguns detalhes típicos do surf rock dos anos sessenta.

Toreador e Heaven's Key são duas canções interessantes por estarem aparentemente descomprometidas da ligação a uma influência em particular e, a encerrar o disco, Get Yourself Together deixa marcas pelo brilhante momento acústico que é.

Com momentos ruidosos, melancólicos, épicos e outros mais psicadélicos, mas, quase todos, consideravelmente melódicos, Himalayan é um disco que deve ser valorizado pela originalidade e por servir para provar, definitivamente uma identidade firme e coesa de uma banda que merece outra projeção. Espero que aprecies a sugestão...

Asleep At The Wheel
Himalayan
Hoochie Coochie
Cold Sweat
Nightmares
Brothers And Sisters
I Guess I Know You Fairly Well
You Are All That I Am Not
I Feel Like Ten Men, Nine Dead And One Dying
Toreador
Heaven’s Key
Get Yourself Together

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 22:14


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 425


Disco da semana 118#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.