Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Band Of Skulls - Himalayan

Domingo, 27.04.14

No passado dia trinte e um de março chegou aos escaparates por intermédio da Electric Blues Records, Himalayan, o novo disco dos Band Of Skulls, uma banda britânica formada pelo trio Matthew Hayward, Russell Marsden e Emma Richardson, que vai já no seu terceiro álbum e que começa, finalmente, a conquistar uma rede mais vasta de seguidores. Himalayan foi produzido Nick Launay (Yeah Yeah Yeahs, Arcade Fire, Nick Cave and the Bad Seeds), sucede a Sweet Sour e, fazendo uma analogia com o nome, personifica uma escalada sonora e vertiginosa ao universo indie rock, cheio de aderenalina e com uma forte filosofia garageira, assente em linhas agressivas de guitarra e um baixo encorpado, detalhes bem audíveis ao longo de todo o disco e com particular ênfase no tema homónimo.

Os Band Of Skulls são um banda com imenso potencial criativo e neles não há segredos de monta nem grandes concessões a outro universo alternativo que não seja aquele que é sustentado por riffs de guitarra intensos que vão beber à herança da fonte do blues da década de setenta que, à época, os Black Sabbath eram um dos expoentes.

Disponível ainda para audição, Himalayan tem um início arrebatador, com Asleep At The Wheel, o single homónimo e Hoochie Coochie a oferecerem-nos pouco mais de dez minutos com a tal adrenalina auditiva.Esta agitação imensa, mas louvável, acalma com a balada Cold Sweat e o instante pop Nightmares, duas canções que comprovam a capacidade dos Band Of Skulls em abarcar outros espetros sonoros.

Esta vontade de abraçar e conjugar diferentes sub géneros do rock também é percetível, mais adiante, no rock com pitadas de blues de I Guess I Know You Fairly Well, um tema cuja introdução e solo parecem ser claramente influenciados pela lenda Jimi Hendrix e, pouco depois, I Feel Like Men, Nine Dead And One Dying tem esse mesmo blues, mas também alguns detalhes típicos do surf rock dos anos sessenta.

Toreador e Heaven's Key são duas canções interessantes por estarem aparentemente descomprometidas da ligação a uma influência em particular e, a encerrar o disco, Get Yourself Together deixa marcas pelo brilhante momento acústico que é.

Com momentos ruidosos, melancólicos, épicos e outros mais psicadélicos, mas, quase todos, consideravelmente melódicos, Himalayan é um disco que deve ser valorizado pela originalidade e por servir para provar, definitivamente uma identidade firme e coesa de uma banda que merece outra projeção. Espero que aprecies a sugestão...

Asleep At The Wheel
Himalayan
Hoochie Coochie
Cold Sweat
Nightmares
Brothers And Sisters
I Guess I Know You Fairly Well
You Are All That I Am Not
I Feel Like Ten Men, Nine Dead And One Dying
Toreador
Heaven’s Key
Get Yourself Together

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 22:14






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 425


Disco da semana 118#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.