Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pure Bathing Culture - Moon Tides

Sexta-feira, 06.09.13

Naturais de Nova Iorque mas atualmente a residir em Portland, no Oregon, os Pure Bathing Culture são uma dupla formada por Daniel Hindman e Sarah Versprille, antigos membros dos consagrados Vetiver e que começa a ser muito falada dentro do universo dream pop. Moon Tides, o disco de estreia, chegou às lojas a vinte de agosto via Memphis Industries/Partisan e a banda já divulgou dois singles, Pendulum e Dream The Dare, estando o primeiro disponível gratuitamente.


Esta dupla começou por causar furor em 2012 com um EP homónimo que desde logo chamou a atenção da crítica especializada, mas que confesso que passou despercebido por cá. Felizmente consegui escutar Moon Tides e fiquei logo convenvido sobre o enorme potencial que os Pure Bathing Culture provam ter. 

Produzido por Richard Swift, um dos principais membros dos The Shins, Moon Tides é uma viagem sonora carregada de espiritualidade e misticismo por um universo sonoro governado por uma indie pop que flutua algures entre os Beach House e os Cocteau Twins, sem desprezar a doçura que se escutava nos anos setenta por intermédio de uns tais de Fleetwood Mac.

Não é fácil destacar um tema de Moon Tides já que um dos principais aspectos do disco é a homogeneidade sonora que o sustenta; Seja como for, há que realçar a luminosidade evidente do single Pendulum, uma canção onde os acordes da guitarra e o teclado atmosférico nos fazem planar de forma quase surrealista. No entanto, Dream The Dare também nos transporta facilmente para ambientes etéreos e onde a pop dos anos oitenta dita as suas regras.

Álbum conceptual acerca da relação entre a Lua e a Terra e a influência que o nosso astro tem nas marés, Moon Tides fala muito de água, de movimento e do efeito que os elementos têm na vivência humana e nas nossas emoções, representadas pelo constante movimento da água. Aliás, de acordo com o guitarrista Daniel Hindman, a ideia de constante transformação é a mensagem que está sublimada em Moon Tides.

Moon Tides é uma das grandes surpresas deste ano, um dos mais interessantes lançamentos ds últimos tempos e um trabalho que tem tido uma excelente aceitação da crítica. Os Pure Bathing Culture não são os primeiros a apropriar-se da sonoridade pop de há trinta anos atrás, mas conseguem demarcar-se da concorrência devido ao charme e ao bom gosto que colocam na reciclagem que fazem de um género sonoro que facilmente nos emociona e nos relaxa. Se não aprecias a típica sonoridade de uns Beach House então é melhor atravessares para o outro lado da rua caso te depares com esta dupla norte americana que é capaz de muito em breve vir a competir com Victoria Legrand e Alex Scally pelo domínio da dream pop. Espero que aprecies a sugestão...

Pure Bathing Culture - Moon Tides

01. Pendulum
02. Dream The Dare
03. Ever Greener
04. Twins
05. Only Lonely Lovers
06. Scotty
07. Seven to One
08. Golden Girl
09. Temples Of The Moon

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 22:34






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 444#


Disco da semana 131#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.