man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Pure Bathing Culture - Moon Tides
Naturais de Nova Iorque mas atualmente a residir em Portland, no Oregon, os Pure Bathing Culture são uma dupla formada por Daniel Hindman e Sarah Versprille, antigos membros dos consagrados Vetiver e que começa a ser muito falada dentro do universo dream pop. Moon Tides, o disco de estreia, chegou às lojas a vinte de agosto via Memphis Industries/Partisan e a banda já divulgou dois singles, Pendulum e Dream The Dare, estando o primeiro disponível gratuitamente.
Esta dupla começou por causar furor em 2012 com um EP homónimo que desde logo chamou a atenção da crítica especializada, mas que confesso que passou despercebido por cá. Felizmente consegui escutar Moon Tides e fiquei logo convenvido sobre o enorme potencial que os Pure Bathing Culture provam ter.
Produzido por Richard Swift, um dos principais membros dos The Shins, Moon Tides é uma viagem sonora carregada de espiritualidade e misticismo por um universo sonoro governado por uma indie pop que flutua algures entre os Beach House e os Cocteau Twins, sem desprezar a doçura que se escutava nos anos setenta por intermédio de uns tais de Fleetwood Mac.
Não é fácil destacar um tema de Moon Tides já que um dos principais aspectos do disco é a homogeneidade sonora que o sustenta; Seja como for, há que realçar a luminosidade evidente do single Pendulum, uma canção onde os acordes da guitarra e o teclado atmosférico nos fazem planar de forma quase surrealista. No entanto, Dream The Dare também nos transporta facilmente para ambientes etéreos e onde a pop dos anos oitenta dita as suas regras.
Álbum conceptual acerca da relação entre a Lua e a Terra e a influência que o nosso astro tem nas marés, Moon Tides fala muito de água, de movimento e do efeito que os elementos têm na vivência humana e nas nossas emoções, representadas pelo constante movimento da água. Aliás, de acordo com o guitarrista Daniel Hindman, a ideia de constante transformação é a mensagem que está sublimada em Moon Tides.
Moon Tides é uma das grandes surpresas deste ano, um dos mais interessantes lançamentos ds últimos tempos e um trabalho que tem tido uma excelente aceitação da crítica. Os Pure Bathing Culture não são os primeiros a apropriar-se da sonoridade pop de há trinta anos atrás, mas conseguem demarcar-se da concorrência devido ao charme e ao bom gosto que colocam na reciclagem que fazem de um género sonoro que facilmente nos emociona e nos relaxa. Se não aprecias a típica sonoridade de uns Beach House então é melhor atravessares para o outro lado da rua caso te depares com esta dupla norte americana que é capaz de muito em breve vir a competir com Victoria Legrand e Alex Scally pelo domínio da dream pop. Espero que aprecies a sugestão...
01. Pendulum
02. Dream The Dare
03. Ever Greener
04. Twins
05. Only Lonely Lovers
06. Scotty
07. Seven to One
08. Golden Girl
09. Temples Of The Moon