man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Oberhofer – Notalgia EP
Depois de no início de 2012 ter revelado Time Capsules, Brad Oberhofer, um músico, compositor e multi-instrumentista de vinte e dois anos, natural de Tacoma e agora residente em Brooklin, está de regresso com Notalgia, um EP com cinco novas canções deste projeto já com um assinalável cardápio sonoro.
Apesar de os Oberhofer serem uma banda com quatro elementos é, sem dúvida, o charme efervescente do líder, Brad Oberhofer, que impulsiona o processo de criação musical num projeto que, à primeira vista, não está sonoramente muito de acordo com as principais propostas que chegam da big apple, onde o rock alternativo é a tendência principal. É certo que os Oberhofer seguem uma linha punk e lo fi de uns Beach Fossils ou uns The Drums, sendo talvez essas caraterísticas claramente vintage o único elo de ligação com outros projetos de Nova Iorque. As cinco canções de Notalgia prosseguem onde teminou Time Capsules, ou seja, são feitas com guitarras cheias de distorção e reverb e uma percurssão quase sempre vincada, como sucede no meu destaque do EP, o tema Earplugs, tudo caraterísticas essenciais nas sonoridades mais festivas e típicas de uma surf pop luminosa e ensolarada, mais típica da costa oeste do país natal da banda.
O título do EP é um interessante jogo de palavras já que Notalgia nega o sentimento de apego ao passado e assume-se como defensor da vitalidade juvenil. O EP tem como principal mérito ter um conjunto de canções que parecem não assumir grandes pretensões comerciais, mas que estão no ponto certo no que concerne à sua estrutura, além da curiosidade de haver um tema de transição, sem título, a meio do EP e recortes de gravações de voz confidenciais, fazendo com que o EP se articule de modo sincero e eficiente. As letras são simples, não deixam transparecer nada de óbio e, por isso, os Oberhofer não correm o risco de vê-las apropriadas por algum cliché ou arquétipo que depois não corresponda à realidade da mensagem que queriam eventualmente transmitir.
Com uma vitalidade sincera e aparentemente vazio de fúteis considerações grandiosas sobre a vida, Notalgia é um pequeno trabalho onde os Oberhofer atingem um notável equilíbrio de contrastes e apresentam uma obra na medida certa, simples e precisa. Fica-se com aquela sensação que, se por um lado os Oberhofer soam a um grupo de adolescentes que até tocam com algum frenesim e exuberância juvenil, por outro, parecem bastante treinados e aperfeiçoaram imenso as suas habilidades musicais. Espero que aprecies a sugestão...
01. You + Me (Still Together In The Future)
02. Got Your Letter
03. -
04. Earplugs
05. Together/Never