man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Work Drugs - Mavericks
Depois de Absolute Bearing os Work Drugs, uma dupla de Filadélfia formada por Louisiana Benjamim e Thomas Crystal, estão de regresso com Mavericks, álbum que viu a luz do dia a dezoito de junho. Além deste Mavericks e de Absolute Bearing, a discografia dos Work Drugs já inclui no cardápio Summer Blood (2010) e Aurora Lies (2011).
Mavericks é um daqueles discos que se ouve em frente à praia enquanto saboreamos uma esplanada virada para o pôr do sol. Aliás, o próprio video do single homónimo, é claro relativamente a essa possibilidade, reforçada pelo conteúdo do disco, fresco e hipnótico e assente numa chillwave simples, bonita e dançável, nem que o façamos no nosso íntimo e para nós mesmos. São dez canções construídas em redor de uma bateria eletrónica, guitarras e sintetizadores às vezes pouco percetíveis mas que dão o tempero ideal às composições.
Apesar destas virtudes no campo instrumental, um dos maiores segredos destes Work Drugs parece-me ser a postura vocal, às vezes um pouco lo fi e shoegaze, mas que dá às composições aquele encanto vintage, relaxante e atmosférico.
Ouvir Mavericks é acompanhar esta dupla norte americana numa espécie de viagem orbitral, mas a uma altitude ainda não muito considerável, numa espécie de posição limbo, já que a maior parte das canções, apesar da forte componente etérea, são simples, concisa, curtas e diretas. Às vezes pressente-se que os Work Drugs não sabem muito bem se queriam que as músicas avançassem para uma sonoridade futurista, ou se tinham a firme intenção de deixá-las a levitar naquela pop típica dos anos oitenta. É certamente nesta aparente indefinição que reside uma importante virtude destes Work Drugs, uma dupla que espelha com precisão o manto de transição e incerteza que tem invadido o cenário da pop de cariz mais alternativo e independente.
Quando se torna difícil inventar algo novo, a melhor opção poderá passar por baralhar e voltar a dar, de preferência com as cartas muito bem misturadas e os trunfos divididos, talvez num cenário de gravidade zero. No soundcloud da banda podes fazer o download gratuito de algumas canções dos Work Drugs, nomeadamente o single homónimo deste disco. Espero que aprecies a sugestão...
01. Young Lungs
02. West Coast Slide
03. Sunset On High Street
04. A Measure Of Life
05. Last Flight
06. Payola (Numbers Game)
07. For James
08. Trifecta
09. Tigerbeats
10. Mavericks