Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



This Is Head - The Album ID

Segunda-feira, 24.06.13

Do cenário musical alternativo sueco continuam a chegar novas novidades relevantes em catadupa e que felizmente nos obrigam a estarmos sempre atentos ao que vai acontecendo nessa zona do globo no universo musical. Desta vez falo-vos dos This Is Head, um quarteto de Malmö formado por Adam Jacobsson, Henric Claesson, Björn Wiking and Tom Malmros e que editou recentemente The Album ID, por intermédio da Adrian Recordings, disco que suecede a 0001, o trabalho de estreia editado em 2010.

Gravado numa antiga fábrica em Kirseberg, nos arredores de Malmö, The Album ID é um conjunto de dez canções com uma sonoridade rock cheia de curiosos detalhes sintéticos e eletrónicos e onde a voz de Björn é também um dos grandes trunfos e importante destaque. Do krautrock à new wave, passando pelo post-punk, o cardápio sonoro deste grupo sueco recorda-nos facilmente nomes tão importantes como os Talking Heads, Neu!, Yeasayer e, principalmente, os U2 e os Kraftwerk, duas influências declaradas dos This Is Head.

Os This Is Head acabam por ser, no fundo,  uma banda de indie rock extremamente poderosa, não só devido ao ênfase que dão às guitarras mas, principalmente, pela forte vertente experimental que incutem nas canções, que frequentemente explodem e depois disparam em todas as direções! São telas sonoras pintadas com   uma imensa variedade de cores, que impressionam pelos percursos que escolhem para mostrar a sua luz, dentro de uma amálgama de sons, detalhes e tiques que parecem estar sempre no sítio certo e assim conseguem fazer o maior sentido, até pela forma como nos encaminham para as emoções que elas supostamente transmitem. Por isso, The Album ID é um trabalho expressivo que recorre a diferentes dinâmicas para captar a nossa atenção com músicas cheias de surpresas inesperadas, mas não menos fantásticas, entre as quais destaco o single A-B Version, uma extraordinária canção, com um início algo sombrio e hermético, mas que depois liberta-se de todas as amarras e estende-se por cinco minutos de pura liberdade, numa espécie de orgia sonora. Espero que aprecies a sugestão...

 

Staring Lenses
Illumination
Castaway
A B – Version
XVI
Time’s an Ocean
Summertime
Repetition
Into the Belly of Mount Miff
If I

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 21:02






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 423


Disco da semana 117#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.