man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
This Is Head - The Album ID
Do cenário musical alternativo sueco continuam a chegar novas novidades relevantes em catadupa e que felizmente nos obrigam a estarmos sempre atentos ao que vai acontecendo nessa zona do globo no universo musical. Desta vez falo-vos dos This Is Head, um quarteto de Malmö formado por Adam Jacobsson, Henric Claesson, Björn Wiking and Tom Malmros e que editou recentemente The Album ID, por intermédio da Adrian Recordings, disco que suecede a 0001, o trabalho de estreia editado em 2010.
Gravado numa antiga fábrica em Kirseberg, nos arredores de Malmö, The Album ID é um conjunto de dez canções com uma sonoridade rock cheia de curiosos detalhes sintéticos e eletrónicos e onde a voz de Björn é também um dos grandes trunfos e importante destaque. Do krautrock à new wave, passando pelo post-punk, o cardápio sonoro deste grupo sueco recorda-nos facilmente nomes tão importantes como os Talking Heads, Neu!, Yeasayer e, principalmente, os U2 e os Kraftwerk, duas influências declaradas dos This Is Head.
Os This Is Head acabam por ser, no fundo, uma banda de indie rock extremamente poderosa, não só devido ao ênfase que dão às guitarras mas, principalmente, pela forte vertente experimental que incutem nas canções, que frequentemente explodem e depois disparam em todas as direções! São telas sonoras pintadas com uma imensa variedade de cores, que impressionam pelos percursos que escolhem para mostrar a sua luz, dentro de uma amálgama de sons, detalhes e tiques que parecem estar sempre no sítio certo e assim conseguem fazer o maior sentido, até pela forma como nos encaminham para as emoções que elas supostamente transmitem. Por isso, The Album ID é um trabalho expressivo que recorre a diferentes dinâmicas para captar a nossa atenção com músicas cheias de surpresas inesperadas, mas não menos fantásticas, entre as quais destaco o single A-B Version, uma extraordinária canção, com um início algo sombrio e hermético, mas que depois liberta-se de todas as amarras e estende-se por cinco minutos de pura liberdade, numa espécie de orgia sonora. Espero que aprecies a sugestão...