Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mumford And Sons - Babel

Sábado, 06.10.12

Bandas como os My Morning Jacket, o próprio Bon Iver, os Band Of Horses e os Wilco, encontram as suas raízes no cancioneiro tradicional, mas conseguiram evoluir e optar por sonoridades que os fizeram aproximar-se e serem bem sucedidos junto do público alternativo. Os britânicos Munford And Sons são uma banda que optou por uma variável mais pop e comercial dessa proposta, optando por uma espécie de country alternativo. Babel, o disco mais recente deste grupo, lançado pela Island/Glassnote no passado dia vinte e cinco de setembro, procura recriar os tempos de glória da música country de raíz que surgiu desde os anos quarenta, assente numa instrumentação e produção impecável e vocalizações muito peculiares.

O disco Sigh No More, de 2009, foi muito aclamado e de forma quase imediata, quer pela crítica especializada, quer pelo público, principalmente porque conseguiram criar composições melancólicas, com um acabamento bucólico e, por isso, atrativo para quem procura sonoridades mais festivas e decomplicadas, digamos assim.

Com Babel, anunciado em Curtas... XLV, os Munford And Sons repetem as mesmas estruturas instrumentais e poéticas, numa espécie de meio termo entre o rock alternativo da década de noventa e a country tradicional, firmada mesmo antes da existência de outros estilos musicais. E talvez essa acabe por ser a maior limitação de Babel, já que não consegue esconder os limites deste quarteto, que revela logo na primeira audição a mesma base de versos e sons que há três anos fizeram deles os salvadores da country alternativa.

Durante as canções, tudo se resume a três elementos; Temos o banjo quase infantil que enfeita as canções, as tais vozes peculiares sobrepostas de forma encantadora e as letras bastante melancólicas, quase sempre sobre as mesmas temáticas.

Acaba por ser extremamente interessante, apesar da notória dose de monotonia, destrinçar como os Mumford And Sons tentam apropriar-se de ritmos nada britânicos, mas antes os que são explorados em solo norte-americano, mas como se essa sonoridade fosse parte de uma rica e regular projeção que há décadas circula na música feita em terras de Sua Majestade. E assim, nada mais justo do que darem a este disco o nome Babel, quando, no fundo, o que eles pretendem é algo tão grandioso como quererem apropriar-se, infelizmente sem grande criatividade, de um género musical com profundas raízes na terra do Tio Sam. No entanto, para os apreciadores do género, estamos na presença de um dos discos essenciais de 2012. Espero que aprecies a sugestão... 

Mumford And Sons - Babel

01. Babel
02. Whispers In The Dark
03. I Will Wait
04. Holland Road
05. Ghosts That We Knew
06. Lover Of The Light
07. Lovers’ Eyes
08. Reminder
09. Hopeless Wanderer
10. Broken Crown
11. Below My Feet
12. Not With Haste
13. For Those Below
14. The Boxer
15. Where Are You Now

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 18:13






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)



Disco da semana 191#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.