man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Menomena – Moms
Moms é o novo álbum dos norte americanos de Portland Menomena e viu a luz do dia a dezoito de setembro através da Barsuk Records. Este álbum é um ponto de viragem na banda, ponto esse que começou quando, em 2010, Brent Knopf deixou a banda para se dedicar aos Ramona Falls e apenas ficaram com as rédeas a dupla restante, formado por Justin Harris e Danny Seim.
Assim, o quinto disco dos Menomena é uma espécie de reinício, à primeira vista acertado já que o primeiro single extraído de Moms, a canção Heavy Is As Heavy Does, mantém os antigos inventos do grupo, apesar do saxofone hipnótico e típico dos Menomena ter agora um papel meramente acessório e pontual, sendo substituida, no plano de destaque, pela bateria e pelas guitarras.
A partida de Brent terá assim libertado as amarras criativas da dupla que se manteve, já que Moms comprova a facilidade que estes dois tipos têm em compor melodias densas, complexas, fantasmagóricas e arrebatadoras. A banda é agora uma fonte inesgotável de riffs, ritmos e frases cheias daquele espírito roqueiro que fica colado, sem dó nem piedade, nos ouvidos de quem os escuta.
Já agora, importa também referir que ao nível da voz a dupla também resolveu de certa forma dividir o protagonismo, optando ambos por cantar num registo anasalado e sem grandes floreados ou invenções, como se quer a quem não é especialmente dotado. Seja como for, o registo que utilizam assenta que nem uma luva na proposta alternativa, indie e experimental do grupo. A voz esganiçada de Harris e a voz mais abafada de Danny formam o contraponto entre o lado agressivo e o lado sensível da banda.
Desde 2007, quando lançaram o estupendo Friend And Foe, os Menomena têm obtido reconhecimento por parte da crítica e do público. Mudou a formação, mas não mudou a qualidade e as composições intrincadas e elaboradas comuns do grupo. Menomena faz parte daquele grupo de bandas que não conquista qualquer ouvinte de início, segue a fórmula pop rock que ouvimos há décadas, mas não têm medo de ousar e criam discos que exigem repetidas e cuidadas audições, mas que depois compensam. Espero que aprecies a sugestão...
01. Plumage
02. Capsule
03. Pique
04. Baton
05. Heavy Is As Heavy Does
06. Giftshoppe
07. Skintercourse
09. Don’t Mess With Latexas
10. One Horse