Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



The Raveonettes - Observator

Domingo, 23.09.12

Os Raveonettes estão a ter um 2012 em cheio. Apenas cinco meses depois de terem lançado o EP Into the Night, o casal Sune Rose Wagner e Sharin Foo editou Observator, o novo álbum, no início de setembro, através da etiqueta VICE e que sucede a Raven In The Grave, lançado em 2011.

Observator é o sexto disco da carreira da banda. A produção ficou a cargo do guitarrista Sune Rose Wagner e de Richard Gottehrer (colaborador de longa data do casal). O novo trabalho mantém a sonoridade melódica e marcante dos discos mais recentes e traz novos elementos, um pouco mais sombrios, mas que ampliam o reportório sonoro do grupo.

O título do álbum não deve ser por acaso, já que a temática das nove canções gira em redor da sensação de curiosidade e da busca de alguém distante e que é perseguido incansavelmente. Sobre o processo de criação do disco, o próprio Sune Rose Wagner mencionou numa entrevista que se baseou muito no hábito que desenvolveu de captar ideias e frases soltas na sua vivência diária. Grande parte das letras de Observator terão sido inspiradas em pessoas que o músico conheceu durante uma época recente em que esteve deprimido e abusou de substâncias ilícitas. Esta história faz algum sentido quando se nota o clima doloroso e pesado de algumas canções.

O álbum abre com a folk setentista de Young And Cold. Depois, um som de bateria abafado e cheio de groove introduz a bela Curse The Night, uma canção doce, um quase lamento subtil. Logo a seguir, somos prendados com a sublime The Enemy, uma composição onde uma guitarra potente dá à voz de Sharin Foo um fundo musical envolvente e que constitui um dos pontos altos do disco.

A segunda parte do álbum começa na acelerada Sinking With The Sun, que incorpora referências à surf music acompanhadas de melodias empoeiradas e um refrão marcante. A tal sensação de observação à distância atinge o âmago com a poderosa balada She Owns the Street. A animada Downtown traz a tona as já conhecidas referências da dupla, nomeadamente os The Jesus and Mary Chain, com a canção seguinte You Hit Me (i’m Down) a utilizar teclados e inúmeras camadas sonoras que comprovam a tal evolução sonora do grupo.

Com já onze anos de carreira os The Raveonettes mantêm um nível qualitativo elevado com este Observator e as inovações sonoras apresentadas surpreendem de algum modo e mostram que o grupo também acerta quando ousa experimentar, o que me leva a achar que deveriam arriscar sair mais vezes sair da chamada zona de conforto. Espero que aprecies a sugestão...

01. Young And Cold
02. Observations
03. Curse The Night
04. The Enemy
05. Sinking With The Sun
06. She Owns The Streets
07. Downtown
08. You Hit Me (I’m Down)
09. Till The End

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 17:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.