Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Grizzly Bear - Shields

Quinta-feira, 20.09.12

Até parece mentira, mas já foi em 2004 que Horn of Plenty estreou os nova iorquinos Grizzly Bear de Edward Dros, Daniel Rossen, Christopher Bear e Chris Taylor nos lançamentos musicais. Na época, o disco passou despercebido e até há quem não o inclua na discografia oficial da banda, até porque foi composto inteiramente pelo vocalista, Edward Dros, com apenas algumas contribuições do baterista, Christopher Bear. Agora, quase uma década depois, chega Shields, o quarto disco dos Grizzly Bear, editado a dezoito de setembro através da Warp Records.

Grizzly Bear Returns With Fourth Album: Hear New Song 'Sleeping Ute'

Horn of Plenty, talvez por ter sido composto a solo, refletia muita melancolia exposta na camada de ruídos experimentais e compostos acinzentados que se percebiam até na capa do disco. Esse álbum ganha de novo importância quando nos deparamos com o conteúdo deste novo Shields, porque traz de volta a mesma camada extra de ruídos que perfumavam o tratado de estreia ao mesmo tempo que aprofunda e melhora a sonoridade do antecessor Veckatimest (2009) com uma dose extra de guitarras e versos ainda mais épicos e acessíveis, defraudando quem achava que  a banda não seria jamais capaz de apresentar um disco tão intenso como o que lançaram há três anos e quem lidava com o constante medo e até a descrença do público, que assiste a cada novo lançamento com uma angústia de quem clama pela queda da banda. Assim, Shields tem canções que se deixam impregnar pela crueza das guitarras (Yet Again) e outras com uma estrutura sonora mais convencional (Sun In Your Eyes), havendo uma espécie de fórmula base para as canções, mas com o acrescento de arranjos onde contrastam elementos acústicos e elétricos e que deitam por terra qualquer sintoma de monotonia e repetição ao longo da audição. Por exemplo, A Simple Answer tem um clima épico e uma instrumentação detalhada, que obedece às ditas associações instrumentais que começaram a escutar-se logo no início da carreira do grupo, que vai mais além quando, em The Hunt, tocam no jazz e de maneira particular com a música pop e a folk em Gun-Shy. É como se o grupo, mesmo atento ao que foi proposto no passado, se deixasse conduzir em diversos momentos por uma série de ineditismos naturais, nomeadamente as melodias vocais dos Fleet Foxes, o ambiente dos Talk Talk ou mesmo referências vindas das carreiras a solo dos próprios músicos da banda.

Shields sabe melhor a cada audição; Há sempre um ponto de novidade na execução do disco, que vai da rejeição inicial à compreensão posterior e completa aceitação, como se a banda, ciente da complexidade das suas produções, fizesse questão de oferecer em pequenas doses tudo aquilo que ouvem e os influencia. Espero que aprecies a sugestão...

Grizzly Bear - Shields

01. Sleeping Ute
02. Speak In Rounds
03. Adelma
04. Yet Again
05. The Hunt
06. A Simple Answer
07. What’s Wrong
08. Gun-Shy
09. Half Gate
10. Sun In Your Eyes

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 22:04


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.