Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Dan Deacon - America

Domingo, 16.09.12

O canadiano Dan Deacon é um dos artistas mais alternativos do cenário indie atual. Além de colaborar com vários projetos (neste momento anda às voltas com a banda sonora de Twixt, o novo filme de Francis Ford Coppola), já lançou oito discos desde 2003  e no passado dia vinte e oito de agosto, de acordo com o enunciado em Curtas... XXXVIII, chegou America, o seu álbum mais recente, pela primeira vez através da Domino Records, que também abriga os Dirty Projectors, os Hot Chip e os Animal Collective, algumas das bandas concorrentes de Dan Deacon.

Dan Deacon é um mestre a manipular ruídos, texturas, massas instrumentais e as mais inusitadas particularidades sonoras. Dono de uma formação musical erudita, ele encontrou na eletrónica uma forma de sobressair e apaixonado pelas mais complexas formas sonoras produzidas, este músico natural de Nova Iorque acabou por encontrar o seu espaço particular dentro da vanguarda eletrónica que define muita da música norte americana atual. 

Em America, Deacon assume uma postura distinta em relação às bandas que o acompanham na editora e que referi acima. America tem uma sonoridade ainda mais grandiosa que os seus discos anteriores; Mantém-se inventivo e converte o que poderia ser compreendido por uma maioria de ouvintes como meros ruídos em produções volumosas e intencionalmente orientadas para algo épico.

Não estamos na presença de um disco propriamente comercial e acessível, o que desde logo é um enorme elogio que faço ao disco; No entanto, uma audição atenta deixa perceber, em certos momentos, aproximações ao tal cenário musical erudito que todos reconhecemos. A primeira metade do disco ecoa de forma natural e tem o tempero acessível da pop; Mas a partir de Crash Jam, sexta canção do álbum, o rumo passa a ser outro e várias experiências apoderam-se das canções, nomeadamente desconcertante Guilford Avenue Bridge, canção que torna claro que o território assumido por Deacon será completamente outro. Mesmo que o produtor até sugira inicialmente singles em potência (True Thrush), Is A MonsterThe Great American DesertRail Manifest unem elementos da música clássica com batidas esquizofénicas e samples ruidosos que tendem inevitavelmente a resultar num resultado de proporções épicas.

America é, sem dúvida, o trabalho mais coeso, dinâmico e concetual de toda a trajetória do produtor. Melhor exemplo dessa aproximação com um resultado temático está na extensa condução de USA, canção divida em quatro atos e inevitavelmente a maior (em muitos aspectos) criação do artista até aqui.

Tão grande quanto o território que carrega no título, America transporta um infinito catálogo de sons e díspares referências que parecem alinhar-se apenas na cabeça e nos inventos nada óbvios de Deacon. Espero que aprecies a sugestão...

01. Guilford Avenue Bridge
02. True Thrush
03. Lots
04. Prettyboy
05. Crash Jam
06. USA I: Is a Monster
07. USA II: The Great American Desert
08. USA III: Rail
09. USA IV: Manifest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 20:52


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.