Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Dan Deacon - America

Domingo, 16.09.12

O canadiano Dan Deacon é um dos artistas mais alternativos do cenário indie atual. Além de colaborar com vários projetos (neste momento anda às voltas com a banda sonora de Twixt, o novo filme de Francis Ford Coppola), já lançou oito discos desde 2003  e no passado dia vinte e oito de agosto, de acordo com o enunciado em Curtas... XXXVIII, chegou America, o seu álbum mais recente, pela primeira vez através da Domino Records, que também abriga os Dirty Projectors, os Hot Chip e os Animal Collective, algumas das bandas concorrentes de Dan Deacon.

Dan Deacon é um mestre a manipular ruídos, texturas, massas instrumentais e as mais inusitadas particularidades sonoras. Dono de uma formação musical erudita, ele encontrou na eletrónica uma forma de sobressair e apaixonado pelas mais complexas formas sonoras produzidas, este músico natural de Nova Iorque acabou por encontrar o seu espaço particular dentro da vanguarda eletrónica que define muita da música norte americana atual. 

Em America, Deacon assume uma postura distinta em relação às bandas que o acompanham na editora e que referi acima. America tem uma sonoridade ainda mais grandiosa que os seus discos anteriores; Mantém-se inventivo e converte o que poderia ser compreendido por uma maioria de ouvintes como meros ruídos em produções volumosas e intencionalmente orientadas para algo épico.

Não estamos na presença de um disco propriamente comercial e acessível, o que desde logo é um enorme elogio que faço ao disco; No entanto, uma audição atenta deixa perceber, em certos momentos, aproximações ao tal cenário musical erudito que todos reconhecemos. A primeira metade do disco ecoa de forma natural e tem o tempero acessível da pop; Mas a partir de Crash Jam, sexta canção do álbum, o rumo passa a ser outro e várias experiências apoderam-se das canções, nomeadamente desconcertante Guilford Avenue Bridge, canção que torna claro que o território assumido por Deacon será completamente outro. Mesmo que o produtor até sugira inicialmente singles em potência (True Thrush), Is A MonsterThe Great American DesertRail Manifest unem elementos da música clássica com batidas esquizofénicas e samples ruidosos que tendem inevitavelmente a resultar num resultado de proporções épicas.

America é, sem dúvida, o trabalho mais coeso, dinâmico e concetual de toda a trajetória do produtor. Melhor exemplo dessa aproximação com um resultado temático está na extensa condução de USA, canção divida em quatro atos e inevitavelmente a maior (em muitos aspectos) criação do artista até aqui.

Tão grande quanto o território que carrega no título, America transporta um infinito catálogo de sons e díspares referências que parecem alinhar-se apenas na cabeça e nos inventos nada óbvios de Deacon. Espero que aprecies a sugestão...

01. Guilford Avenue Bridge
02. True Thrush
03. Lots
04. Prettyboy
05. Crash Jam
06. USA I: Is a Monster
07. USA II: The Great American Desert
08. USA III: Rail
09. USA IV: Manifest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 20:52






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.