Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Deerhoof - Breakup Song

Sexta-feira, 14.09.12

De acordo com o que anunciei em Curtas... XLIV, os Deerhoof, uma banda rock de São Francisco, formada por John Dieterich, Satomi Matsuzaki, Ed Rodriguez e Greg Saunier estão de regresso aos discos com onze canções pop carregadas de distorções, pesadas batidas que chocam com o punk e o hip hop, riffs carregados de groove e toda a amálgama desorientada de texturas sonoras que possas imaginar. A rodela chama-se Breakup Song, foi produzida por Greg Saunier e viu a luz do dia no passado dia três de setembro através da Polyvinyl Records.

Vivemos num mundo obcecado por jingles, loops e toques de telemóvel. Alguns sons mais suportáveis que outros, todos fazem parte de uma gigante nuvem sonora que também polui, apesar de não ser tão visível como um céu pintado com espessas nuvens de fumo ou um aterro carregado de lixo. E esta é, digamos assim, a primeira visão que tive quando ouvi este Breakup Song, disponibilizado para streaming no sitio NPR. No entanto, não é propriamente de lixo que falo quando uso a metáfora anterior. Ela serve-me para elogiar o conteúdo de um álbum que, sendo um acumulado de diversos detritos sonoros, tem como trunfo maior a voz da japonesa Satomi Matsuzaki, uma miúda cheia de enrgia, com quem dá vontade de rebolar num jardim e acabar com a boca cheia de húmus e pétalas de jasmins e malmequeres. Isso sucede porque em Breakup Song há rumba e synthpop, rock e hip hop, guitarras, sintetizadores, sinos, tambores, violas e xilofones, uma praga de instrumentos que nos consomem, numa filosofia de montagem de canções em torre, com loopings e riffs até que a tal torre pareça uma canção.

Às vezes este exagero na mistura de ideias e conceitos sonoros corre o risco de ser um pouco irritante e os Deerhoof, a espaços, correm esse risco, atenuado pela duração breve do álbum e por contarem na produção com Greg Saunier, um dos mais talentosos produtores da atualidade. A prova disso está nos primeiros quarenta segundos de To Fly Or Not to Fly, em que os Deerhoof invertem o processo de produção e convencem-nos que algo sonoramente intragável, pode soar bem na mão deles.

Em Breakup Song os Deerhoof comprovam mais uma vez que conseguem ser uma banda caótica e festiva, ao mesmo tempo e darem-nos canções que servem para serem ouvidas em festas excêntricas e em momentos de puro caos e alguma bizarria. Espero que aprecies a sugestão...

01 – Breakup Songs
02 – There’s That Grin
03 – Bad Kids to the Front
04 – Zero Seconds Pause
05 – Mothball the Fleet
06 – Flower
07 – To Fly or Not to Fly
08 – The Trouble With Candyhands
09 – We Do Parties
10 – Mario’s Flaming Whiskers III
11 – FЄte d’Adieu

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 19:01






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.