Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Islands – A Sleep & A Forgetting

Segunda-feira, 12.03.12

Os Islands são uma banda natural de Montreal, no Canadá, liderada por Nick Thorburn e formada por antigos membros dos The Unicorns. O primeiro álbum de estúdio, Return to The Sea, foi lançado em abril de 2006 e alcançou relativo sucesso com a canção Don’t Call Me Whitney, Bobby. Seis anos e três discos depois, a banda lançou o sucessor de Vapours, editado em 2009, o quarto álbum, A Sleep & A Forgetting, dia catorze de fevereiro através da Anti-records.

A Sleep & A Forgetting foi inspirado no divórcio de Nick, que se exilou na casa de uma amiga de um amigo, e compôs a maioria das músicas sozinho no piano. Com este antecedente, é fácil fazer o retrato de A Sleep & A Forgetting, que acaba por ser um álbum extremamente triste, melancólico e pessoal, onde Thorburn se apresenta emocionalmente desarmado.

Cada álbum novo dos Islands costuma representar uma mudança sonora em relação aos discos anteriores e neste A Sleep & A Forgetting Thorburn substituiu os barulhos estranhos e as letras cheias de figuras imaginadas, para um plano de fundo sonoro mais melancólico, apenas com o simples propósito de afogar as mágoas e lamentar a sua perda. Esta permissa resultou numa sonoridade mais simples, arcaica e acústica, mas com belíssimas músicas, bem trabalhadas e arranjadas. Estes fatores, somados a uma voz dorida e angustiante, surgem desde a abertura; Logo no primeiro verso de In A Dream It Seemed Real o músico evidencia a verdade dolorosa da sua dor e prepara o ambiente para a sequência do álbum. This Is Not a Song, o primeiro single extraído do disco, é guiada pelo piano e tem um cunho indie pop que lembra bastante os escoceses Belle & Sebastian e Hallways, outro destaque do disco, é mais uptempo, com um piano matador e uma batida que torna difícil manter os pés quietos. Never Go Solo também é mais animada e a letra, em alguns momentos divertida, mostra a dúvida para onde prosseguir após a perda. Em No Crying o sangue, ou as lágrimas, voltam a ser derramadas, numa tentativa frustrada de parar de chorar.

Oxalá Nick Thorburn tenha conseguido exorcizar a sua dor universal neste A Sleep & A Forgetting. Muitas vezes é esse o grande desafio que se coloca a quem decide partilhar álbuns muito pessoais, conseguir transformar e adornar essa dor em algo belo. Espero que aprecies a sugestão...

Islands - A Sleep And A Forgetting

01. In A Dream It Seemed Real
02. This Is Not A Song
03. Never Go Solo
04. No Crying
05. Hallways
06. Can’t Feel My Face
07. Lonely Love
08. Oh Maria
09. Cold Again
10. Don’t I Love You
11. Same Thing

Islands - A Sleep & A Forgetting by antirecords

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 19:22






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.