Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tindersticks – The Something Rain

Quarta-feira, 22.02.12

Os Tindersticks, uma das melhores bandas que surgiu na Inglaterra nos anos 90 e que trouxeram para o rock independente e alternativo uma elegância sombria inimitável, completam em 2012 vinte anos de uma carreira irrepreensível e acabam de lançar The Something Rain, o novo álbum deste grupo de Nottingham. O disco foi gravado ao longo de um ano, de maio de 2010 a agosto de 2011 e misturado em setembro e outubro passados. Foi, de acordo com o grupo, um tempo de experimentação, de pesquisa e de aperfeiçoamento de uma nova forma de fazer música. O disco saiu na passada segunda feira, dia vinte e um de fevereiro, pelos selos Constellation (nos EUA e Canadá), City Slang (na Europa) e Lucky Dog, etiqueta da banda, no Reino Unido e sucede ao excelente Falling Down A Mountain, de 2010 e à caixa Claire Denis Film Scores 1996-2009, com as canções dos Tindersticks para as bandas sonoras dos filmes de Claire Dennis, lançada em 2011.

Em The Something Rain, Stuart Staples e companhia assentam as canções em arranjos sofisticados e numa pose teatral e dramática, quase sempre personificada na voz do lider da banda, sendo a sonoridade global do disco bastante jazzística e complexa. Pianos, metais e xilofone, são instrumentos presentes e muitas das músicas, além de serem longas (Chocolate abre o disco com nove minutos), andam lado a lado com a guitarra, baixo e bateria. Toda esta míriade instrumental originou canções densas e elaboradas, ricas em pequenos detalhes e muitas delas deliciosamente hipnóticas.

O primeiro single do disco é a já citada Chocolate, uma história de amor pontuada por saxofones exclamativos e que não poderia ser guardada para o fim; Foi usada e bem para abrir um disco que corre depois, caudaloso e reverente, até à soul mais sombria, de forma bastante sedutora. De seguida, Show Me Everything traz de volta o melhor da voz de Staples e tresanda subtilmente ao funk dos anos setenta carregado de classe, devido à adição da voz feminina e de uma guitarra nervosa que corta a direito toda a canção. Show Me e Frozen são duas canções carregadas de virilidade e com um intenso odor quase sexual, que me fazem achar que Staples é um dos maiores poetas do meu tempo.

The Rain Something acaba por encarnar ideias como o auto isolamento e a obsessão, mas isso não tem de ser visto com algo depreciativo porque se nos deixarmos invadir pela atmosfera sedutora destas canções, poderemos descobrir o que delimita alguma decadência pessoal e estrutural que exista dentro de nós, para então depois conseguirmos apreciar devidamente tudo aquilo que de belo existe em nosso redor e acima de tudo na pessoa que amamos.

Poucas bandas igualam os Tindersticks nesta capacidade de envolver o ouvinte, pintar um quadro sonoro tão concreto e cercar-nos, com a sua música, de sensações tão reais como nós próprios e os nossos medos e euforias. A banda regressa a Portugal para dois concertos, no Festival Para Gente Sentada, em Santa Maria da Feira, e no Cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 25 e 26 de Março, respectivamente. Espero que aprecies a sugestão... 

01. Chocolate
02. Show Me Everything
03. This Fire Of Autumn
04. A Night To Still
05. Slippin’ Shoes
06. Medicine
07. Frozen
08. Come Inside
09. Goodbye Joe

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 19:31


1 comentário

De pSalaberth a 29.02.2012 às 15:28

Obrigado. Como tenho andado mais a Leste estes vão escapando...
Para ouvir + tarde.

Abraço

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon -Programa 422


Disco da semana 114#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.