Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Bellman - The Curse

Segunda-feira, 30.01.12

Um dos bons discos  editado o ano passado e que recentemente tive o privilégio de ouvir foi o álbum de uma banda norueguesa chamada Bellman. O disco foi editado pela etiqueta Lazy Acre Records e viu a luz do dia a quatro de julho.

Ouvir este The Curse e os Bellman é, à semelhança de muita da nova música que se ouve hoje, um pouco como fazer uma viagem viagem no tempo. Muitas das canções do álbum trazem logo à memória os anos sessenta e mais concretamente os conterrâneos Bee Gees, naquela fase inicial em que compunham pura música pop, extremamente emocional e colorida e com arranjos dominados pelas cordas. E engana-se quem achar que poderá tirar do armário toda a roupa branca que tem e encontrar também aqui os anos setenta de disco sound dos Bee Gees. Outro músico que me veio imediatamente à memória e que é evocado nestas canções foi Roy Orbison, nomeadamente em alguns arranjos mais orquestrais.
Uma das músicas que mais apreciei estava mesmo no fim do disco; Falo de Go, uma canção de amor que começa lenta e triste e posteriormente ganha uma sonoridade épica; Faz lembrar um pouco aqueles velhos álbuns solo do Michael Jackson, pós Jackson Five, quando começou a crescer e a tornar-se o rei da pop. E se a temática do amor encerra o disco, foi também ela quem o abriu; A canção que intitula o álbum tem uma letra bastante curiosa (You were my last and my first...) e soa com um daqueles épicos onde os instrumentos se vão sobrepondo, começando pelo teclado, ao qual depois é adicionada a viola, uma batida, um piano no final e frases que falam de um
amor perdido. É uma canção sobre a natureza agridoce de amor. I Suppose tem todo o poder de uma canção dos Radiohead; É triste, assim como a maioria de todas as músicas dessa banda de Oxford; No entanto, revela todo o talento destes Bellman para a pop também com um cariz mais alternativo e indie.

Em suma, The Curse, apesar de não trazer nada de novo, reúne um conjunto de canções carregadas de uma melancolia certamente influenciada pelo rigor do frio nórdico e, como normalmente acontece, pelas bandas que mais influenciaram os músicos dos Bellman durante o seu crescimento. Espero que aprecies a sugestão...

01. The Curse
02. I Suppose
03. Olivia
04. Gasoline
05. My Sound
06. When I’m Awake
07. 85 / 40
08. Hourglass
09. Inside
10. Go

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 19:13


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 423


Disco da semana 117#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.