Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Wise Children – The Woods EP

Sexta-feira, 27.01.12

O britânico Robin Warren-Adamson é o rosto por detrás do projeto Wise Children e que no dia a seguir ao natal de 2011 lançou um EP melancólico e enigmático, intitulado The Woods, disponivel para download gratuito no site do músico. Robin tem vindo a lançar um série de EPs que disponibilizo abaixo, desde 2008, mas só agora o descobri. É bastante difícil encontrar informação sobre o projeto mas depois do que ouvi, estou plenamente convencido que merece uma maior exposição.

A sonoridade deste músico gravita em redor da pop e da folk, mas com uma forte componente etérea, atmosférica e nostálgica. As canções são lentas, despidas, mas ricas em pequenos detalhes sonoros, essencialmente fabricados por teclas e outros elementos harmónicos sintetizados. O que mais atrai em todas as suas canções é esta clareza e simplicidade, a falta de efeitos desnecessários e um notável sabor a honestidade e franqueza.

Numa época em que parece haver uma forte carga exótica e intrincada de quase todos os projetos musicais que vêm das ilhas britânicas, talvez desejosos de inventar algo novo, érefrescante ouvir algo tão simples. A voz de Robin é clara e nítida como o vidro, a instrumentação cuidada e nota-se um imenso cuidado nos detalhes e destreza no manuseamento dos instrumentos. Winter's Wall é uma belíssima música de abertura e um grande exemplo de como se constrói uma canção através da adição de algumas camadas sonoras extras. Compost e principalmente Sins, o meu grande destaque de The Woods, conseguem lidar com a sensação de melancolia e tristeza, mas sem pieguice desnecessária. Ironicamente, Bed On A Ward, uma canção que fala da dor de alguém que está preso a uma cama de uma enferemaria, é, sonoramente, a canção mais otimista e ritmada e onde Steve Bega, músico que colabora habitualmente com Robin, teve um papel essencial. 

Estou encantado e seduzido pela fragilidade e pureza musical deste EP. Às vezes, no campo da música, há quem escolha seguir por caminhos intrincados e demasiado turtuosos para atingir a autenticidade. Mas o toque de Midas está quase sempre na honestidade, no real e naquilo que é pessoal, directo e profundamente sentido. Espero que percas algum do teu tempo a conhecer melhor este músico e que aprecies a sugestão...

01. Winter’s Wall
02. Sins
03. Compost
04. A Heart You Can’t Find
05. Bed On A Ward
06. Gold
07. 28

 

 

Absence & Reunion EP Cover Art

01. Untitled

02. Abscence

03. Artichoke

04. Keep Quiet

05. Let Me Get Under Your Skin

06. You Are A Poem

 

Wise Children EP Cover Art

01. You Were A Single Red Blood Cell But I Lost You In This Knot Of Capillaries

02. The Knockie

03. Paint

04. I Found Her In The Bath 

Absence & Reunion EP and Wise Children EP by Wise Children

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 15:46


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 423


Disco da semana 117#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.