man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Gruff Rhys - Hotel Shampoo
Gruffydd Maredudd Bowen Rhys, nascido em 18 de julho de 1970, é um músico do País de Gales conhecido tanto pela sua carreira a solo como pela sua presença nos Super Furry Animals, banda que obteve relativo sucesso na década de noventa. Paralelo ao eficiente trabalho com os Super Furry Animals, Gruff Rhys também tem uma bem sucedida carreira a solo onde testa novas fórmulas, um pouco diferentes do rock alternativo com toques de psicodelia da banda. A aventura a solo do músico começou em 2005 com Yr Atal Genhedlaeth, um disco divertido e cantado inteiramente no idioma galês. Dois anos depois, com Candylion, o músico atinge ainda maior notoriedade com esse projeto que a crítica descreve como delicado e repleto de bons arranjos e onde se destaca também a participação especial do grupo de post rock Explosions in The Sky, além da produção impecável de Mario Caldato Jr, que já trabalhou com os Beastie Boys e os Planet Hemp, entre outros. Agora, em 2011, com este Hotel Shampoo, o disco que está a servir para eu descobrir este músico a solo, Gruff aposta em composições certinhas feitas a partir de melodias pop e uma instrumentação bastante cuidada.
Defino facilmente este álbum com apenas um adjetivo e no superlativo sintético: Belíssimo. Hotel Shampoo é produzido pelo amigo do músico Andy Votel (produtor e DJ inglês) e a atmosfera global do mesmo assenta em canções marcadas por pianos, ótimos arranjos de cordas e de metais, as vocalizações límpidas de Rhys e uma aura quase impercetivel de banda de baile, que se torna ainda mais visível se o álbum for ouvido de seguida. Gruff surge como uma espécie de cantor dentro de um hotel imaginário, embora em alguns momentos a sonoridade marcada pelas guitarras acabe afastando o disco de seu foco, como com Patterns Of Power, uma ótima canção pop que segue encabeçada por boas guitarras.
A crítica era unânime em caraterizar Candylion como um disco cheio de canções tipicamente pop, assentes em arranjos detalhados, que contavam com a inserção de xilofones e uma instrumentação acústica. Neste Hotel Shampoo parece-me que o músico aposta num lado elétrico das músicas, mas ainda com fortes resquícios da tal componente acústica. Canções como Honey All Over, Vitamin K, Sophie Softy e outras pérolas delicadas e dotadas de uma instrumentação excepcional, seguem o que Gruff explorou em Candylion. Por outro lado, há canções menos detalhistas e até mais enérgicas como Christopher Columbus que vem carregada de efeitos de guitarra e uma bateria radiante. Em Space Dust #2, Gruff canta com a sueca Sarah Assbring do grupo El Perro Del Mar e juntos fazem um belíssimo dueto que destaca o tal lado mais delicado do álbum.
Em suma, esta bela surpresa de 2011, é marcada por excelentes composições que exalam uma pop pura e descontraída por quase todos os poros, apenas com o senão de que algumas delas poderiam ser sonoramente menos contidas. Espero que aprecies a sugestão...
01. Shark Ridden Waters
02. Honey All Over
03. Sensations in the Dark
04. Vitamin K
05. Take a Sentence
06. Conservation Conversation
07. Sophie Softly
08. Christopher Columbus
09. Space Dust
10. At the Heart of Love
11. Patterns of Power
12. If We Were Words (We Would Rhyme)
13. Rubble Rubble