Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



The New Division - Shadows

Terça-feira, 11.10.11

Os The New Division são uma banda da Califórnia, formada em 2005 por John Kunkel, ao qual se juntou mais tarde Michael JanzMark Michalski e Brock Woolsey e que anda a ser sondada pelo meu radar sonoro desde maio, data em que deram a conhecer as músicas Walk in the Dark e Starfield, presentes num EP chamado Devotion. Agora, no passado dia 27 de setembro e através da Division 87, lançaram Shadows, o álbum de estreia que tenho andado a ouvir e que mostra do melhor que tem andado a ser feito dentro da onda sonora retro que procura ressuscitar a eletrónica dos anos oitenta e cruzá-la com sonoridades mais rock. Imagine-se um caldeirão onde se mistura CureJoy Divison, New Order, Chameleons e Orchestral Manoeuvres in the Dark; Os The New Division sabem a essa mistura aditiva que já foi batizada de new wave pós punk e ainda por cima com a curiosidade de terem no seu nome as palavras New (New Order) e Division (Joy Division).

Opium, a canção de abertura, dá desde logo o mote ao disco e convida-te a dançar. Shallow Play é fantástica, devido à sua guitarra vibrante e uma voz balizada por uma batida estonteante, a fazer relembrar os melhores momentos dos Chameleons, apenas com uma produção melhorada. Camouflage soa a Depeche Mode por todos os poros, ujma música onde praticamente todos os instrumentos têm os seus momentos de destaque e somente a voz de John e a bateria mantêm-se constantes e Sense é uma música perfeita para as pistas de dança e acredito que poderá dar fantásticas remisturas.

Violent tem uma sonoridade bastante atmosférica que te envolve e poderá contribuir para que atingas um certo estado de alienação, mas dançável, algo que muito poucas canções conseguem fazer. Munich é uma grande canção que pouco fica a dever à homónima dos The Editors e True Lies, o primeiro single retirado do álbum, é explosiva, com os teclados e a bateria a fazerem lembrar a sonoridade assertiva do pêndulo de um relógio. 

LA Noire é outro pequeno momento experimental soturno e que introduz o núcleo final do disco, constituido por quatro grandes canções e que formam uma sequência perfeita; Special, Memento, Shadows II e a aditiva Saturday Night que sintetiza na perfeição o espírito deste disco, com músicas atmosféricas, outras mais dançantes e o ponto nevrálgico nos anos oitenta.

Não é novidade nenhuma dizer-se que a música enquanto forma de arte é um fenómeno onde quem inova sonoramente pode encontrar aí o caminho para o sucesso. No entanto, penso que esta manifestação artística também é um fenómeno cíclico e que as bandas e artistas que buscam elementos retro de outras décadas para recriar um estilo próprio também poderão encontrar a chave para o sucesso. são bem comuns nos dias de hoje. Os The New Division escolheram a inesquecível década da ascensão da música eletrónica e parece-me, por esta estreia, capazes de o fazer como poucos. Espero que apreciem a sugestão...

1. Opium
2. Shallow Play
3. Sense
4. Shadows
5. Violent
6. Soft
7. Munich
8. True Lies
9. LA Noire
10. Hearts for Sale
11. Special
12. Memento
13. Shadows II
14. Saturday Night

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 19:22






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)



Disco da semana 194#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.