Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Dum Dum Girls - Only In Dreams

Sexta-feira, 07.10.11

As californianas Dum Dum Girls, lideradas pela vocalista  Kirstin ‘Dee Dee’ Gundred, lançaram no passado dia vinte e sete de setembro, Only In Dreams, o seu segundo longa duração, através da Sub Pop. Já em meados de fevereiro estas moças tinham dado sinais de vida, quando lançaram o EP He Gets Me High, um pequeno conjunto de canções que incluíam até uma inusitada mas excelente cover de There Is A Light That Never Goes Out dos The Smiths.

Os últimos tempos não têm sido fáceis para Kirstin; depois do lançamento de I Will Be, o álbum de estreia da banda, lançado em 2010 e este Only In Dreams, com o  já citado EP pelo meio, ela perdeu a mãe e separou-se do marido. A provável dor resultante dessas perdas parece-me ter sido refletida neste mais recente trabalho da banda.

Não seria de se estranhar que logo após o lançamento do talI Will Be, as californianas Dum Dum Girls regressassem com um trabalho redundante ou que não fosse capaz de superar as mesmas boas composições lançadas na estreia. E esta expetativa intensificou-se quando foi divulgada há algumas semanas a canção Coming Down, uma composição épica onde este quarteto formado por Dee-Dee (voz e guitarra), Jules (voz e guitarra), Bambi (voz e baixo) e Sandy (bateria e vocal) passeia por uma sonoridade suja, uma letra dolorosa e uma construção instrumental que mesmo renovada ainda remete para o primeiro trabalho da banda, elevando assim todas as esperanças em relação a um segundo bom disco do grupo de Los Angeles.

De fato, o resto do álbum não segue a mesma sonoridade sombria deste primeiro single, mas não há como contestar a eficiência, profissionalismo e capacidade criativa das Dum Dum Girls; É que por mais que o cenário alternativo já esteja saturado de bandas que misturam o surf-rock da década de 60 com influências do rock de garagem, a sonoridade proposta por quarteto feminino chega-nos de forma tecnicamente renovada e longe de se perder em composições sonolentas que investem demais em experimentações sujas e pouco comerciais.

Durante Only In Dreams o grupo busca constantemente fazer canções que colem facilmente nos ouvidos, tanto pela instrumentação, como pela escrita, fazendo uso de versos com forte impacto e sonoridade. Os meus destaques são, além da já comentada Coming DownAlways Looking, a bonita música de abertura que cimenta a sua sonoridade numa guitarra estrondosa a meias com uma batida vincada. Já Bedroom Eyes, outro single do disco, tal como a vintage Hold Your Hand, assenta numa sonoridade rock tipica dos anos sessenta, cantada com versos amorosos e levemente sofridos que transformam a composição numa das faixas mais empolgantes e belas do disco.

A grande diferença entre estas dez canções e o anterior I Will Be acaba por ser um maior acerto nas guitarras e a busca por um som mais polido, que aproxime definitivamente as Dum Dum Girls de uma tonalidade pop e obviamente mais comercial.

Se outros grupos similares como as Vivian Girls, procuraram no segundo disco novas sonoridades e distintas experimentações, as Dum Dum Girls reviram e consolidaram a sua própria sonoridade, tentando neste Only In Dreams proporcionar ao público um verdadeiro catálogo de singles orelhudos capazes de agradar o ouvinte, mesmo aqueles que já estejam saturado de tantas composições fundamentadas nesta sonoridade marítima e costeira, digamos assim. Espero que aprecies a sugestão...

Always Looking
Bedroom Eyes
Just a Creep
In My Head
Heartbeat
Caught in One
Coming Down
Wasted Away
Teardrops on My Pillow
Hold Your Hand

Dum Dum Girls - Only in Dreams by subpop

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 14:05


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 429


Disco da semana 120#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.