man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Apresento os Cults...
Formados em 2010 na Universidade de Nova Iorque, os Cults são uma dupla formada por Brian Oblivion (nome de um personagem do filme Videodrome, de David Cronenberg) e Madeline Follin. São uma banda nova que todos deveriam ouvir o quanto antes e que a Gorilla vs Bear e a Pitchfork já citam com insistência. Foram igualmente um dos meus destaques ontem nos lançamentos da semana. Os dois, ambos com pouco mais de 20 anos, são da Califórnia e foram estudar cinema para a big apple; Começaram por editar um EP homónimo no final de 2010, no portal bandcamp, com três músicas; Entretanto foram adicionadas mais duas no portal quando o download deixou de ser gratuito. O EP explodiu com a força de um disco inteiro e abriu caminho para um sucesso espontâneo, consolidado no passado mês de maio quando lançaram o longa duração de estreia, também homónimo, através da gigante Columbia, disco esse que já ouvi.
A sonoridade dos Cults tem uma forte componente nostálgica e que agrega ruídos, tiques e melodias de várias décadas. Da música pop dos anos 60 e 80, do rock lo fi da década de 1990, passando pelo experimentalismo pop dos anos 2000, tudo funciona como um grande pano de fundo do trabalho do duo. A dupla personalidade também caracteriza os Cults, inscrita num estado sentimental indeciso, ora leve, ora devastado e bastante evidente, nomeadamente quando misturam o som sessentista com a dream pop da atualidade. A participação do engenheiro de som Shane Stonebeck (M.I.A., Vampire Weekend, Sleigh Bells), foi essencial para esta variedade de influências e para uma junção o mais harmoniosa possível de todas elas.
O primeiro grande destaque do disco é, sem dúvida, Go Outside; Para mim é a melhor canção do álbum e não será por acaso o seu primeiro single. É uma composição sustentada numa pop agridoce, mas que também contrasta com a sensação de leveza veraneante dos restantes temas do grupo. Uma caraterística linear a todos eles é o efeito abafado em cima da voz, que fica mais reclusa com a introdução dos instrumentos, com exceção de Rave On, cujo refrão é aparentemente cantado por uma multidão. Mas a batida pop e aditiva ressurge em Bumper e ajudada pela guitarra em Never Saw The Point. Estranhamente, a mesma introdução de Go Outside reaparece em Oh My God e Walk At Night; Apesar de aqui já não se ouvir o xilofone, a semelhança é demasiado notória.
Ao longo do disco a voz de Madeline vai sendo abastecida de arranjos de piano e xilofone e a sensação deixada por esses acordes e a voz dela faz-me imaginar um encontro entre My Bloody Valentine, The Cardigans e Best Coast. E nos momentos de maior experimentação, Oblivion e Follin soam aos Beach House, embora menos denso, mas mais pop e colorido. Most Wanted é um belo exemplo disso, uma faixa que se fosse carregada por abafadas doses de teclados e uma bateria opaca poderia facilmente ser encontrada nos já clássicos Devotion (2008) ou Teen Dream (2010).
Mesmo que existam alguns tiques que os puxem para a surf music, à medida que o álbum se desenvolve ampliam-se as perceções de uma instrumentação muito mais urbana; A canção Oh My God, que já citei acima, é um puro exemplar da pop oitentista recheado de doses expressivas de teclados e a delicada You Know What I Mean tem alguns toques mais sombrios, carregados de romantismo e um instrumental repleto de eco e sons que nos leva de volta aos anos 60. Esta faixa vem carregada por uma letra que não é mais do que uma enorme declaração de amor, que em conjunto com a sua condução instrumental gera uma emoção sincera e um provável tónico para as noites de solidão.
Resumindo, adocicado e amargo, o rock dos Cults compila sentimentos adolescentes de ternura e aflição, em canções feitas por cabecinhas juvenis que ainda estão a aprender a conviver com dias bons e maus e sons empoeirados que vão do dançante ao comovente. Espero que aprecies a sugestão...
1. Abducted
2. Go Outside
3. You Know What I Mean
4. Most Wanted
5. Walk at Night
6. Never Heal Myself
7. Oh My God
8. Never Saw the Point
9. Bad Things
10. Bumper
11. Rave On