man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Gang Gang Dance - Eye Contact
Um dos discos mais comentados favoravelmente pela crítica nas últimas semanas e que acabo de ouvir é o ambicioso e peculiar Eye Contact, da autoria dos Gang Gang Dance e lançado pela excelente 4AD. Estamos em presença de mais uma banda natural da profícua Nova Iorque, que se formou em 2001, faz discos há vários anos (este Eye Contact é o quinto álbum de originais da banda) e com uma sonoridade que gira em torno de uma pop sofisticada, enfeitada com apetrechos tribais, apontamentos electrónicos e batidas africanas. Certamente inspiraram-se no passado que nunca será deposto dos Talking Heads da dupla David Byrne e Brian Eno e num futuro encabeçado pelos Animal Collective, os MGMT, os Vampire Weekend e os Yeasayer. A cereja em cima do bolo deste cocktail sonoro é, sem sombra de dúvida, a voz alienígena de Lizzi Bougatsos, o meu grande destaque do grupo e com potencial para agradar a um público diverso.
Este Eye Contact começa com Glass Jar; É uma música de onze minutos, moderna e tribal, progressiva e contida, que se desenvolve progressivamente e nos transporta logo para outra dimensão, onde reina uma verdadeira trip alucinante cheia de sons mágicos, comandados pela voz encantadora de Lizzi. Esta música imediatamente prepara-nos para o resto do disco, porque durante a sua audição raramente nos conseguimos abstrair dessa sensação de estranheza e desarmonia. A excepção a esta regra passa por Romance Layers, um dueto funky e soul com Alexis Taylor dos Hot Chip; Esta música é uma balada bastante sensual e talvez o melhor momento do disco, onde Lizzi se arma em diva do R&B. O primeiro single, Mindkilla, também é, na minha opinião, uma grande canção e que resulta bem devido à sua sonoridade suja e acelerada. Outro dos destaques do álbum está no final; Thru and Thru é uma faixa de execução vibrante e primorosa.
Em suma, em cada disparo na bateria e em cada intervenção vocal inspirada de Bougatsos, o álbum vai chegando ao fim deixando uma impressão cada mais forte que estamos a ouvir algo especial e único, uma espécie de ode pós moderna ao ecletismo conceptual. Quando começamos a interiorizar a textura sonora das músicas e a ficar enredados na complexidade sonora e experimental das mesmas, surge a disrupção de Bougatsos que acaba por repelir os sentidos e incomodá-los; No meu caso pessoal, ainda não percebi muito berm se este incómodo poderá, no futuro, tornar-se numa agradável sensação.
Li algures que Eye Contact é perfeito para dançar num campo relvado acompanhado de gente bonita, para ouvir sentado numa piscina com as pernas dentro de água, ou para uma jantarada com uns amigos em casa. Seja onde for, aqui combinam-se ritmos, experiências e elementos pop, trance, chillout e world music que poderão catapultar os Gang Gang Dance para um patamar elevadíssimo de qualidade.
Glass Jar
Interlude 1
Adult Goth
Chinese High
Mindkilla
Interlude 2
Romance Layers
Sacer
Interlude 3
Thru And Thru
Autoria e outros dados (tags, etc)
2 comentários
De o detective privado a 29.11.2011 às 01:39
De stipe07 a 29.11.2011 às 16:21
Obrigado pela visita. Vai aparecendo e comentando. abraço