Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tracing Arcs - Eye See You

Terça-feira, 05.07.11

Os Tracing Arcs são de Liverpool, começaram a sua carreira já na década de noventa, mas só agora estão a atingir uma maior visiblidade com Eye See You, o seu mais recente EP. A banda é constituida por Fran Kapelle, que trabalhou como cantora com vários artistas (Brian Kennedy, Ian Shaw, Eddie Reader, Mary Coughlan e Grimes Carol), Paul Addie, Violet Williams e Terry Pack, anterior baixista dos The Enid e que também já tocou com Johnny Marrs e alguns dos melhores artistas de jazz do Reino Unido e Europa.

Assim que comecei a ouvir o EP, imediatamente percebi que esta banda consumiu o Blue Lines e o 100th Window dos Massive Attack até à exaustão, com algumas pausas de desenjoo no leitor com discos dos Zero 7 e dos Cinematic Orchestra. No entanto, e segundo a crítica que li, o som dos Tracing Arcs resulta de uma conspiração para misturar o período mais eléctrico do trompetista e compositor Miles Davis, a beleza frágil de David Sylvian, as aventuras sonoras de Brian Eno, Jon Hassel, e Michael Brook e o jazz exploratório de John Martyn.

Segundo a crença popular, a beleza está nos olhos de quem . Para alguns, esse conceito tem a ver com simplicidade, perfeição e ser-se dotado uma aparência impecável. Outros acham que a beleza se encontra nos momentos genuínos e a beleza musical dos Tracing Arcs acontece porque eles conciliam autenticidade sonora com um enorme bom gostomusical. Logo que as primeiras notas do EP começaram a martelar os meus ouvidos, uma espécie de filme noir, carregado de glamour, começou a rolar aqui dentro. Os acordes jazzísticos e o baixo profundo ajudam a esboçar um mundo cheio de subtileza que nos deixa enfeitiçado quando a voz subtil e sedutora de Fran Kapelle entra em cena.

Quaisquer que sejam as descobertas musicais que se façam, o que fica sempre marcado na nossa memória musical à posteriori da audição, é provocado por algo inovador e único. Ou então essa mesma audição faz-nos voltar à tona um tipo de sonoridade que em tempos nos atraiu imenso e que depois deixou de se ouvir. Foi este o duplo efeito que Eye See You teve em mim.

Em jeito de curiosidade acrescento que os Tracing Arcsforam solicitados para escrever música para dança contemporânea e para teatro. Algumas das suas obras musicais puderam ser ouvidas no Riverside Theatre em Londres e outros teatros no sudeste da Inglaterra. Espero que aprecies a sugestão...

id063_frontcover_mittel.jpg

Deep Breath

Consequence of Love

Pebbles & Weed

So Beautiful

Sheep & tides (for Big Al)

Wildworld

Recovery

Download

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 22:11


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Julho 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.