man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Naguib Mahfouz - Khan al-Khalili
A Civilização lançou em Abril um livro que é mais uma obra do escritor egípcio Naguib Mahfouz; O livro chama-se Khan al-Khalili e tem, como é costume na obra do Nobel de 1988, o Cairo como cenário. Este autor modernizou a literatura árabe, sendo considerado um dos seus maiores vultos. O New York Times descreveu-o como o Balzac de Egipto. Descobri que publicou 34 romances, mais de 350 contos, dezenas de argumentos cinematográficos e cinco peças ao longo de uma carreira de mais de 70 anos. Viveu com a mulher e as duas filhas na sua cidade natal até falecer, em 2006.
Não o conhecia e fiquei deslumbrado com a sua escrita; Khan al-Khalili é um relato fascinante de uma família obrigada pela proximidade da guerra a procurar uma nova casa e a estabelecer uma nova teia de relações, nem sempre fáceis de entender por quem não conhece a realidade do Islão, uma religião com uma conotação actual que nem sempre corresponde aos pilares que a definem. À medida que Ahmad, a personagem principal da trama, interage com os habitantes do novo bairro, surge um debate que opõe velho e novo, histórico e moderno, religioso e laico. E Mahfouz questiona se, como as bombas alemãs que ameaçam Khan al-Khalili diariamente, o progresso tem necessariamente de ser acompanhado pela destruição do passado. Fica a sinopse;
Estamos em 1942, a II Guerra Mundial está no auge e a Campanha na África assola a costa norte do Egipto até al-Alamein. Tendo por pano de fundo este conflito internacional, o romance acompanha a história dos Akif, uma família da classe média que se refugia em Khan al-Khalili, o histórico e fervilhante bairro do Cairo. Acreditando que as forças alemãs nunca bombardearão uma parte religiosa tão famosa da cidade, esperam ficar em segurança entre as vielas apinhadas, os cafés animados e as mesquitas antigas. Pelos olhos de Ahmad, o filho mais velho da família Akif, Naguib Mahfouz dá-nos uma visão complexa de Khan al-Khalili.