man on the moon
music will provide the light you cannot resist! ou o relato de quem vive uma nova luz na sua vida ao som de algumas das melhores bandas de rock alternativo do planeta!
Yuck - Yuck 2011
Num 2011 repleto de novidades na cena indie rock, das quais se destacam discos dos The Strokes, Radiohead, Foo Fighters e Artic Monkeys, entre outros, acabo de descobrir um disco e uma banda que estará a passar despercebida neste campo musical. Refiro-me aos Yuck e o seu disco de estreia homónimo, lançado em fevereiro, através da etiqueta Fat Possum. Há quem diga que poderá figurar nos melhores do género em 2011.
Os Yuck são uma banda inglesa que tem como membros Daniel Blumberg (guitarra, voz) e Max Bloom (guitarra, voz) que pertenceram aos entretanto extintos Cajun Dance Party e Mariko Doi (baixo) e Jonny Rogoff (bateria). Apesar de serem britânicos, os Yuck puseram os ouvidos no outro lado do atlântico, visto a sua sonoridade ser fortemente influenciada pelo rock alternativo americano dos anos 90. Digo isto porque as vocalizações de Daniel, as guitarras cheias de pedal de Max e as linhas de baixo de Mariko remeteram-me logo para os Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, Pixies, The Flaming Lips, os Pavement e os Dinosaur Jr, sonoridades dessa década que adorámos ouvir e deram à minha geração grandes hinos!
Yuck começa bem, com as barulhentas Get Away e The Wall mostrando as influências desse som rasgado, que sabe bem relembrar e que parece arder nos ouvidos! Depois deste início arrebatador, Shook Down suaviza um pouco o ambiente, limpa os tímpanos e adocica o clima. Holing Out, para mim um dos destaques do álbum, é uma música metade punk, metade pop e que traz de volta o barulho, levando definitivamente o disco para esta dicotomia noise vs clean! E parece-me que a banda sabe lidar muito bem com estes dois universos; Nas baladas, sentimos um ar quase pop, novamente sem medo das referências; Por exemplo, a Georgia grita Friday, I'm In Love dos The Cure e Stutter, Suck, Suicide Policeman e Sunday mostram a habilidade melódica do grupo e o seu lado mais pop! Entretanto, pelo meio desta aparente tranquilidade, Operation transporta-nos de imediato para o melhor dos Sonic Youth.
Destaques: "Shook Down", "The Wall", "Get Away" e "Rose Gives A Lily".

1. Get Away
2. The Wall
3. Shook Down
4. Holing Out
5. Suicide Policeman
6. Georgia
7. Suck
8. Stutter
9. Operation
10. Sunday
11. Rose Gives A Lilly
12. Rubber