Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Peter, Bjorn & John - Gimme Some

Quinta-feira, 24.03.11

O trio indie pop sueco Peter, Bjorn & John formado por Peter Morén, Bjorn Yttling e John Eriksson  está de volta com um novo disco. Chama-se Gimme Some, foi produzido por Per Sunding que já trabalhou com os conterrâneos The Cardigans e estará disponível a 28 de Março através da Startime International. Breaker, Breaker  é o primeiro single oficial, mas já ouvi o resto do disco.

Depois de conquistarem o mundo com Writer's Block (2006) onde reinavam os assobios viciantes do eterno hit Young Folks, os Peter, Bjorn & John decidiram experimentar nos dois álbuns seguintes. O Seaside Rock (2008)  era um álbum essencialmente instrumental, mas carregado de charme e até tinha três faixas com monólogos em diferentes dialetos suecos. E o desconcertante e difícil Living Thing (2009), que quase ninguém ouviu, seguiu a mesma toada. Esses trabalhos discográficos significaram uma mudança abrupta da sonoridade pop rock dos Peter, Bjorn & John para algo meio pop e meio experimental e foram uma espécie de banho de água fria na legião de fãs que tinha sido conquistada em 2006, com muito sangue e suor.

Assim, Gimme Some marca o retorno às raízes e um regresso ao pop rock, uma tentativa de reconciliação dos Peter, Bjorn & John com os fãs. Ouve-se nas onze músicas influências da new wave e do power pop, guitarras potentes e batidas dançáveis e alguns ouvidos mais atentos irão reconhecer elementos do punk. As vocalizações também são agradáveis, as guitarras espertas e amiúde surgem algumas batidas dançantes. Acaba por ser um álbum que mistura todos os elementos que fizeram anteriormente o sucesso do trio.

Todas as músicas parecem ter sido pensadas para serem hits, começando logo por Tomorrow Has to Wait. Dig A Little Deeper contém todos os ingredientes de um bom indie pop, enquanto Second Chance e (Don't Let Them) Cool Off são pegajosas e perspicazes. Eyes é leve e ensolarada e o single Breaker, Breaker mostra o papel de Sunding na injeção de peso e sujidade no disco. O mesmo vale para Black Book e Lies, que possuem uma pitada de punk rock. May Seem Macabre e Down Like Me são levemente mais sombrias e o disco termina com a nostálgica e psicadélica I Know You Don't Love Me. Resumindo, Gimme Some não é propriamente um disco meloso e engraçadinho e tem canções arrojadas e instigantes com o propósito de agradar a todos os ouvidos. É um álbum enxuto e encorpado e que poderá servir na plenitude para a ressurreição comercial dos Peter, Bjorn & John. Se quisermos, é um álbum mais americano, single-minded, eficiente, pragmático até...

As bandas que respondem ao sucesso com discos insensatos e difíceis acabam muitas vezes por entrar num jogo que pode originar falta de visibilidade comercial (os recentes trabalhos dos MGMT e da M.I.A. são dois bons exemplos). Mas depois, se voltam a entrar nos eixos, podem obter recompensas que, mesmo nunca levando essas bandas à excelência de uns Radiohead, Wilco, Flaming Lips, pelo menos garantem uma carreira bem sucedida. E os Peter, Bjorn & John tentam em Gimme Somme voltar ao trilho certo. Depois de ter ouvido o disco, este é claramente um dos elogios que posso fazer ao mesmo...


01. Tomorrow Has To Wait
02. Dig A Little Deeper

03. Second Chance
04. Eyes
05. Breaker Breaker

06. May Seem Macabre
07. (Don't Let Them) Cool Off
08. Black Book
09. Down Like Me
10. Lies
11. I Know You Don't Love Me 


Myspace

 

Download Peter, Bjorn & John - Gimme Some (password: mp3crank.com)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 21:38


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon -Programa 422


Disco da semana 117#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.