Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



The Rentals – Lost In Alphaville

Sexta-feira, 26.09.14

Liderados por Matt Sharp, o emblemático baixista fundador dos Weezer, os  The Rentals editaram no passado dia a vinte e seis de agosto, por intermédio da Polyvinyl Records, Lost In Alphaville, um disco que contou também com as contribuições de Jess Wolfe e Holly Laessig (Lucius), Ryen Slegr (Ozma), Lauren Chipman (The Section Quartet) e Patrick Carney (The Black Keys). Misturado por D. Sardy (Jay-Z, LCD Soundsystem), Lost In Alphaville é a materialização sonora do ideário musical de um cérebro, que foi, tantas vezes, o grande responsável pelas melodias de uns Weezer repletos de glória e tradições, onde havia um Rivers Cuomo que dava a cara com as letras e a voz, mas era Sharp quem, criativamente, dominava o processo de composição melódica de vários hinos que fizeram as delícias de milhões de seguidores em todo o mundo, no período aúreo dessa banda norte americana, em finais do século passado.

Nos The Rentals Matt aposta num indie rock essencialmente progressivo, com sintetizadores vintage e guitarras futuristas à cebeça, uma espécie de modernismo retro tão em voga nos dias de hoje. Neste terceiro disco do projeto atingiu o topo, com a preciosa ajuda de nomes tão importantes como Carney, na bateria, o guitarrista Ryen, da dupla feminina constituida por Jess Wolfe e Holly Laessig e a violinista Lauren, como referi acima. Além disso, Joey Santiago (Pixies) també aparece nos créditos de um cardápio de dez canções surpreendentes, onde dominam as tais guitarras e sintetizadores, mas onde o baixo tem um papel preponderante já que é o manto sobre o qual assenta todo o arsenal inastrumental que as preenche. Esse baixo começa cumprir o seu papel logo em It's Time To Come Home, com as vozes, as guitarras em catadupa e os teclados cheios de detalhes e efeitos inspirados, a darem ao tema uma toada vintage que a voz sussurrada de Sharp amplia. 

Traces Of Our Tears, acelera e aumenta o clima de festa e a partir daí, guitarras distorcidas que se confudem com sons sintetizados e a bateria de Carney sempre em polvorosa, mesmo que algumas vezes não seja o centro nevrálgico, são a receita que apenas abranda um pouco nas baladas Stardust e Damaris, a última sobre amores impossiveis e que atinge o clímax no cariz épico e vincadamente emotivo que os violinos ajudam a recriar em Irrational Things, uma espécie de falasa balada. 1000 Seasons, o tema já escolhido para single, situa-se no ponto nevrálgico de Lost In Alphaville, uma canção que fala de memórias escritas num diário secreto.

O tal rock progressivo que referi no início, resplandesce em Tought Of Sound e acaba por ser um excelente começo de um novo momento alto do disco, que também inclui Song Of Remembering, uma das melhores canções de Lost In Alphaville e que  brilha, sobretudo, devido às guitarras em looping e o rock clássico e nostálgico de Seven Years. A psicadelia também faz a sua aparição com The Future, um tema lento, mas algo inebriante e que encerra em beleza um conjunto de dez canções que  não deixam de recuperar aquela veia experimental que definiu o rock alternativo dos anos noventa, mas que também aponta a outros períodos passados e deixa excelentes pistas sobre como poderá ser o amanhã do género sonoro. Espero que aprecies a sugestão...

The Rentals - Lost In Alphaville

01. It’s Time To Come Home
02. Traces Of Our Tears
03. Stardust
04. 1000 Seasons
05. Damaris
06. Irrational Things
07. Thought Of Sound
08. Song Of Remembering
09. Seven Years
10. The Future

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 19:07






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.