Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Peixe - Motor

Sábado, 14.03.15

Pedro Cardoso é Peixe, antigo guitarrista dos Ornatos Violeta e hoje um nome fundamental quando é hora de assinalar as principais referências nacionais desse instrumento. Em 2002, formou a banda de rock Pluto e a banda de jazz DEP. 2010 foi o ano da edição de Joyce Alive com o grupo Zelig e mais tarde em 2012 de Apneia, o seu primeiro álbum a solo, infelizmente ignorado por grande parte da crítica. Motor é o seu segundo registo a solo, um disco editado a nove de março último, que merece ampla divulgação pela magnitude qualitativa e beleza ímpar do seu conteúdo, um trabalho gravado, misturado e masterizado por Nuno Mendes.

Preenchido com catorze instrumentais de rara sensibilidade e luz, ao mesmo tempo que é possível absorver Motor como um todo, entregar-se aos pequenos detalhes que preenchem o seu alinhamento é um exercício reconfortante e que provoca pura satisfação. Ao fazê-lo, percebe-se o modus operandi de Peixe e o modo como através da guitarra projeta inúmeras possibilidades e aventuras ao ouvinte em cada canção, num resultado final que impressiona pela beleza utópica das composições, que exploraram ao máximo a relação sensorial humana que o autor estabelece com um instrumento que é um prolongamento físico da sua alma e com o qual atiça todos os nossos sentidos e provoca em nós reações físicas que dificilmente conseguimos disfarçar.

Contendo belíssimas texturas, que vão muito além do mero registo sonoro, Motor trespassa o nosso âmago, fechando-nos dentro de um mundo muito próprio, místico e grandioso, onde tudo flui de maneira hermética, sustentada por uma base instrumental concreta, mas plena de nuances variadas e harmonias magistrais, onde tudo se orienta de forma controlada, como se os dois protagonistas maiores, músico e instrumento, fossem um só corpo num bloco único de som.

Motor dispensou a componente lírica, mas nem por isso deixa de conter letras pessoais, expressas através de uma notável variedade de acordes, timbre e ritmos, que contam com notável clareza histórias na primeira pessoa de uma pessoa que também se apropria das histórias dos outros para as contar como se fossem suas, quando também são suas. Genuíno e eloquente no modo como dá vida a sentimentos, desejos e emoções de um ser humano, Peixe enche-nos a alma e faz-nos acreditar que é possível ser-se verdadeiramente feliz apreciando as suas pinturas sonoras carregadas de imagens evocativas, pintadas com melodias acústicas bastante virtuosas e cheias de cor e arrumadas com arranjos meticulosos e lúcidos, que provam a sua sensibilidade para expressar pura e metaforicamente a fragilidade humana. Espero que aprecies a sugestão...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 14:23






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.