Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Bear Hands – You’ll Pay For This

Segunda-feira, 18.04.16

Oriundos de Brooklyn, Nova Iorque, os Bear Hands são Dylan Rau, Ted Feldman, Val Loper, TJ Orsche, uma banda norte americana que editou no último dia quinze e à boleia da Spensive Records, You'll Pay For This, o terceiro disco de uma carreira já com nove anos e que conseguiu cimentar-se numa posição de particular relevo graças ao excelente Distraction, o antecessor deste novo registo, que há pouco de dois anos chamou imenso a atenção junto da crítica especializada e também desta publicação.

Assim que comecei a escutar este disco achei logo que me soava a algo familiar e que seria um trabalho de fácil assimilação. Mas a verdade é que, poucos instantes depois, percebi que estava na presença de um trabalho influenciado não só pelas habituais camadas sonoras que compôem o rock alternativo, mas também cheio de tiques caraterísticos do pop punk, do eletropop e do rock clássico dos anos oitenta, logo bem presentes nos efeitos, na distorção e no clima soturno e cru de I Won't Pay.

De facto, neste You'll Pay For This os Bear Hands demonstram uma interessante maturidade, quer como escritores de canções mas, principalmente, como criadores de melodias. Se o single 2AM destaca-se por um clima simultaneamente etéreo e majestoso, ampliado pela imponência vocal de Rau, que depois se vai repetir, mas num registo diferente, no curioso piscar de olhos ao hip hop em Déjà Vu, o grande momento de You'll Pay For This acaba por materializar-se na forma como em Like Me Like That esta postura vocal se mistura com um sintetizador que parece ter sido ressuscitado após trinta anos de hibernação, em simbiose com excelentes loops de guitarra e uma distorção rugosa altiva e visceral.

Se em apenas um tema do disco é possível aferir todos os melhores atributos que definem a forma atual destes Bear Hands, além das composições já referidas, não deve passar em claro a luminosidade melódica da intrigante Marathon Man, uma canção que assenta numa densa parede melódica claramente progressiva, assim como a otimista e sedutora Purpose Filled Life, um festim de cordas e efeitos que vão-se enleando e sobrepondo, encerrando da melhor forma um disco coeso, assente em texturas sonoras intrincadas e inteligentes, diferentes puzzles que dão substância a canções com um ritmo variado e que tanto sabem aquela urgência do rock dos anos oitenta, como às tendências mais atuais do indie rock que, nitidamente, aposta numa mescla de géneros e estilos sem regras ou convenções.

Hoje em dia, com a multiplicidade de propostas que diariamente chegam aos nossos ouvidos, frequentemente instala-se a confusão e são ténues as fronteiras entre aquilo que é indie ou pop, independentemente da fórmula ser eminentemente orgânica ou sintética. O foco acaba por se direcionar, no meu caso concreto, para a qualidade e para a capacidade que, independentemente do balizamento ou da rotulagem que esteja tentado a fazer, alguns discos têm de transmitir sensações, sejam elas rudes, sinceras, emotivas, simples ou intrincadas. Os Bear Hands são de difícil catalogação, talvez ainda estejam à procura do rumo certo mas, quanto a mim, são bons e serão grandes se optarem sempre por esta miscelânia e heterogeneidade sonora que carateriza You'll Pay For This. Espero que aprecies a sugestão...

Bear Hands - You'll Pay For This

01. I Won’t Pay
02. 2AM
03. Boss
04. Déjà Vu
05. Too Young
06. The Shallows
07. Like Me Like That
08. Chin Ups
09. Marathon Man
10. Winner’s Circle
11. I See You
12. Purpose Filled Life

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 18:00






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.