Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Abram Shook – Landscape Dream

Sexta-feira, 04.09.15

A ideia romântica da busca espiritual do nosso âmago sempre fez parte do imaginário de quem desde muito cedo se habituou a ser sistematicamente auto reflexivo e a exigir mais do que o normal quer de si próprio quer do mundo que o rodeia. Natural de Austin, no Texas, o norte americano Abram Shook desde muito novo sentiu alguma dificuldade em perceber qual o seu lugar neste mundo e, tendo a felicidade de ter condições materiais para isso, aventurou-se pelo mundo numa odisseia espiritual que, da América do Sul a excursões de surf na Indonésia, possibilitaram-lhe absorver várias culturas e perceber outras realidades.

Abram cresceu em Santa Cruz, na Califórnia, onde estudou jazz e depois mudou-se para Portland e Boston, onde tocou em várias bandas, com destaque para os The Great Nostalgic e foi, assim, alimentando o seu gosto pela música. Estas duas facetas, a musical e a de viajante, acabaram por se conjugar e servir de inspiração para a sua carreira musical em nome próprio, iniciada com Sun Marquee, um trabalho que chegou aos escaparates em janeiro de 2014 por intermédio da Western Vinyl e que ja tem finalmente sucessor, um disco chamado Landscape Dream e que aprimora a particular minúcia com que o autor gosta de escrever e cantar, quase sempre num registo em falsete, sobre instantes isolados e acontecimentos concretos, muitas vezes com um cariz auto biográfico, desta vez de mãos dadas com Erik Wofford, Danny Reisch, Justin Douglas, Grant Johnson e Christopher Cox, alguns engenheiros de som mediáticos e com provas dadas, naturais de Austin.

Abram é, nitidamente, um viajante que gosta de explorar o mundo musicalmente e dos sons que cria extrair diferentes sensações. Ele tem a pop como guia espiritual e comete o pecado da gula quando se serve de um imenso cardápio que, do jazz, à música latina, passando pelo indie rock e a psicadelia, faz dele um dos mais interessantes novos projetos a solo do universo cenário musical indie atual. Do baixo vibrante de Never Die, às guitarras que piscam o olho ao rock setentista em Find It Chelsea, passando pela vibe africana de Get Gone ou a tropicália de 5AM e Beach Glass e a soul de Perfect e Vessel, são vários os pontos altos de um disco que faz uma ode a uma mescla entre rock de garagem e alguns detalhes fundamentias da psicadelia, algo a que não será alheio a participação recente do músico na última digressão dos Shearwater.

Landscape Dream é um compêndio intimista, mas expansivo e luminoso de canções pop com um açucar muito próprio e um pulsar particularmente emotivo e rico em sentimento, mas também a materialização concreta de melodias que vivem à sombra de uma herança natural típica de quem teve o jazz como elemento base da formação musical e quis reforçar, no segundo capítulo da sua discografia, uma nova abordagem a diferentes géneros musicais, sendo confessadamente influenciado por nomes que são referências de géneros diversos, nomeadamente Shuggie Otis, Serge Gainsbourg ou o brasileiro Chico Buarque. Espero que aprecies a sugestão...

Abram Shook - Landscape Dream

01. Never Die
02. Chelsea Walls
03. Vessel
04. Beach Glass
05. Receiving You
06. Get Gone
07. 5AM Tribute
08. Find It
09. Perfect
10. Understood
11. Arrows
12. Jaw

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 21:42






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.