Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



The XX - The Next Big Thing?

Quinta-feira, 19.11.09

The XX são mais uma das novas bandas britânicas a fazer furor em 2009 e candidatas a The Next Big Thing da cena índie, um dos meus universos musicais preferidos.

Formados em 2005 e oriundos de Londres, os The XX são Jamie Smith, Romy Madley, Oliver Sim e Baria Qureshi e o NME acaba de os colocar em 9.º lugar na lista das bandas mais promissoras para a próxima década.

O seu primeiro álbum homónimo, XX, foi lançado a 17 de Agosto pela Young Turks.

 the xx

Apesar de faltar um X para o elogio lhes assentar na perfeição, a estreia discográfica dos The XX é pornograficamente boa!!!

São novinhos, não soam a ninguém que eu conheça e a verdade é que acertaram no alvo à primeira. XX escapa às catalogações existentes, apesar de se poder ouvir paisagens recheadas de referências new wave e post-punk e explora um lado bastante enigmático, possuindo um minimalismo inquietante! Ouve-se no disco guitarras simples mas marcantes e  as vozes convivem na perfeição com o silêncio proporcionado pela quantidade diminuta de camadas sonoras (detectei alguns momentos Fujiya & Miyagi em várias canções). E depois ouve-se uma espécie de bateria electrónica que dá uma atmosfera muito peculiar e única ao som da banda! 

Este disco é para ouvir de um só fôlego! XX tem como pontos nevrálgicos a funk Islands, a belíssima Shelter e a imensamente sensual e quente Infinity.

A sonoridade dos The XX soa, quanto a mim, bem mais francesa do que inglesa; E para este caso concreto, a minha modesta opinião deve ser considerada um elogio! Confesso que está a ser um enorme prazer e uma bela surpresa descobrir estes tipos... 

O sucesso do álbum de estreia dos The XX já chegou aos ouvidos de músicos como Michael Stipe dos R.E.M., que assistiu a um concerto da banda em Paris e Courtney Love, viúva de Kurt Cobain.

Aconselho uma visita ao site oficial da banda AQUI e deixo link para download de um dos singles de XX;

 

The XX - Basic Space

 

Fica também o excelente vídeo, realizado por Anthony Dickenson;

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

tags:

publicado por stipe07 às 14:44






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Novembro 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.