Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Austra - Olympia

Sábado, 06.07.13

Depois de em 2011 se terem estreado com Feel It Break, os canadianos Austra, formados pela vocalista Katie Stelmanis, a baterista Maya Postepski e o baixista Dorian Wolf, estão de regresso com Olympia, o sempre difícil seguindo disco deste banda de Toronto, lançado pela Domino Records.


Olympia é um disco que à imagem de outros trabalhos contemporâneos vai beber muita da sua influência à pop dos anos oitenta, neste caso à sonoridade que a britânica Kate Bush propunha nessa época e que hoje, além dos Austra, influencia outros nomes tão importantes como Florence Welsh, Grimes ou Julianna Brawick, entre outros. Assim, Olympia continua a ser algo sombrio como foi o antecessor, mas rompe um pouco com uma certa rigidez e acanhamento de Feel It Break, já que é um disco um pouco mais mexido e heterogéneo. 

A voz de Katie Stelmanis continua a ser a principal imagem de marca dos Austra, que podem confundir-se quase como uma espécie de projeto a solo da cantora, já que cada acerto instrumental e lírico do disco cresce de forma a dar cor e vida à voz da artista.

Ultimamente os Austra têm colecionado convincentes atuações ao vivo na promoção de Olympia e isso sucede porque neste novo álbum há uma medida exata entre a precisão das canções de estúdio e os detalhes que podem ser acrescentados e que funcionam bem no palco. Dessa forma, tanto a voz de Stelmanis como a instrumentação orgânica e eletrónica destas novas canções, ao permitirem na sua génese novos acrescentos sem perderem identidade, acabam por soar ainda mais grandiosas ao vivo.

A audição de Olympia é um exercício interessante porque à medida que se avança é como se o disco crescesse e se tornasse cada vez mais vigoroso e volumoso, rico em texturas e efeitos. Cada canção é um ato dramático mas controlado e prepara o tema seguinte, com os sons a crescerem de forma a envolver o ouvinte sem qualquer dificuldade. Mesmo que o registo não tenha aquela componente mais comercial que permitiu que há dois anos Feel It Break fornecesse alguns singles mais orelhudos, os detalhes de cada uma das canções de Olympia surpreendem e ampliam o cardápio sonoro dos Austra. Logo na abertura do disco, em Forgive Me e Painful Like, somos levados até à tal década de oitenta, com duas canções carrregadas de elementos típicos da synthpop e do pós-punk e arranjos clássicos que ambientam-nos desde logo para o que vem daí em diante.

E acaba por ser a partir de Home que o disco realmente se revela. À medida que as vozes da cantora crescem com autenticidade, a instrumentação acaba inevitavelmente por sobressair e plasmar um elevado acerto, realçado pela evidente dose de experimentalismo que é incutida pelos instrumentos às melodias. We Become, por exemplo, encontra na percussão não convencional uma evolução daquilo que fora sustentado em Feel It Break e abre espaço para que vários tiques da música pop cresçam em Reconcile e Annie (Oh Muse, You). Até a pequena I Don’t Care (I’m A Man), com pouco mais de um minuto, parece ser essencial para o disco, já que prepara-nos convenientemente para a metade final do trabalho.

Grandioso, Olympia expande o universo musical dos Austra, ainda concentrado na bateria eletrónica e nos sintetizadores, mas com novos detalhes que fazem desta obra um trabalho cheio de dinamismo e de boas composições, além de nos fazer supor que estamos na presença de um grupo que quer, no futuro, continuar a crescer e a ser ainda mais criativo. Espero que aprecies a sugestão...

01 – What We Done
02 – Forgive Me
03 – Painful Like
04 – Sleep
05 – Home
06 – Fire
07 – I Don’t Care (I’m A Man)
08 – We Become
09 – Reconcile
10 – Annie (Oh Muse, You)
11 – You Changed My Life
12 – Hurt Me Now

Bonus Track:
13 – Mayan Drums (Bonus Track)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 14:43






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.