Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Tom Zé - Tropicália Lixo Lógico

Quarta-feira, 05.09.12

Por mais estranho ou inusitado que possa parecer para alguns, também aprecio alguma da música que se faz no lado de lá do atlântico, no nosso dito país irmão. E um dos nomes que sigo com o maior interesse é, como é fácil de perceber, uma mente que poucos conseguem acompanhar com facilidade, mas que fascina quem se dispõe a tentar entendê-la.  E digo isto porque explicar para confundir e confundir para esclarecer é a missão de Tom Zé, músico natural da Bahia e um dos artistas mais consagrados da cultura musical brasileira das últimas décadas. Tropicalia Lixo Lógico, editado recentemente pela Independente, é o seu disco mais recente e um trabalho onde Tom Zé se inspira na revolução cultural brasileira dos anos sessenta e recorre a fundamentos da filosofia, da história e até mesmo da neurologia para explicar a origem mestiça e a confusão de influências e características culturais e psicológicas do povo brasileiro, a chamada... Tropicália.

Ser Tom Zé deve ser, ao mesmo tempo, complicado, absurdo e fascinante. Além de músico, ele arrisca a tecer considerações acerca de outros campos tão díspares como a tal filosofia e história, para abarcar outras ciências mais exatas. Li algures que, segundo ele, o cérebro humano aloja, no hipotálamo, o que é desprezado pelo raciocínio primário da região principal de nosso cérebro, o córtex. O contato com o pensamento lógico ocidental (sacramentada na figura de Aristóteles) iniciado na creche faz com que as crianças (analfatóteles, os analfabetos em Aristóteles) abandonem o raciocínio nativo, de origem moura, oriental, que se transforma em uma matéria cerebral latente, armazenada no depósito de lixo do hipotálamo. Porém, uma vez ou outra, esse lixo lógico toma o lugar que lhe era de direito e se funde com o que já estava lá.

Assim, este músico considera que esse tal lixo lógico começou a ser plasmado em música quando Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros se debruçaram sobre a cultura popular brasileira para criar canções e assim, voltando ao ancestral, esses músicos modernizaram a cultura brasileira. Saímos da idade média nacional, diretamente para a era do pré-sal, canta Tom Zé em Tropicalea Jacta Est.

Mas neste Tropicália Lixo Lógico também há canções com uma carga menos teórica, digamos assim. Por exemplo, em O Motobói e Maria Clara, que conta com a participação especial de Mallu Magalhães, estamos na presença de uma canção singela sobre um motoqueiro, o trânsito e a sua amada. Aviso aos Passageiros é a versão em canção dos avisos de segurança encontrados nos elevadores. NYC Subway Poetry Department, cantada em inglês e com a participação de Rodrigo Amarante, segue esta mesma linha. Em Jucaju experimenta usar apenas cinco silabas, como se a canção fosse um jogo de montar e recombinar poeticamente. Já em A Terra, Meus Filhos o nosso planeta é retratado como se fosse uma mulher encantadora, singela, sofrida e de algum modo desprezível.

Neste álbum fica claro que Tom Zé é um dos maiores escritores de canções da música brasileira e usa muito bem, em simultâneo, referências eruditas e populares. Nas melodias ele mistura rock, samba, bossa nova e outros géneros, numa receita pouco clara e nada óbvia, mas com um resultado incrível e único. Muitas canções terminam no meo de nada, como se houvesse algum dano no ficheiro, ou uma falha clamorosa no processo de gravação. Essas músicas sem fim trazem uma sensação estranha, de coito interrompido, já que alguns cortes foram feitos nos momentos onde as músicas pareciam ainda ter muito para mostrar.

Tom Zé não quer fazer música ambiente. Este Tropicália Lixo Lógico é mais uma mostra da capacidade criativa e do génio sem fim do artista e a prova de que Tom Zé, mesmo com já cinquenta anos de carreira, é hoje um dos artistas mais inovadores da música brasileira. Espero que aprecies a sugestão...

01. Apocalipsom A (O fim no palco do começo)
02. Capitais e Tais
03. Tropicalea Jacta Est
04. O Motobói e Maria Clara
05. Marcha-Enredo da Creche Tropical
06. Amarração do Amor
07. Tropicália Lixo Lógico
08. Não Tenha Ódio no Verão
09. Jucaju
10. De-De-Dei Xá-Xá-Xá
11. A Terra, Meus Filhos
12. Debaixo da Marquise do Banco Central
13. Navegador de Canções
14. Aviso aos Passageiros
15. NYC Subway Poetry Department
16. Apocalipsom B (O começo no palco do fim)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 20:16






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.